CONFLITO E PAZ

Cardeal Parolin lamenta a falta de iniciativa pela paz na Ucrânia

Durante a inauguração de um centro médico em Roma, o secretário de Estado criticou a falta de perspectiva pelo conflito ucraniano, que já dura dois anos

O secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin / Foto: Reprodução Reuters

Da redação, com Vatican News

Todos são chamados a serem “sensatos”. Foi o que disse o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, em seu discurso na segunda-feira, 26, na inauguração do novo Centro de Diagnóstico por Imagem no Instituto Dermatológico da Imaculada (IDI), em Roma. As manifestações em Pisa e Florença registraram confrontos entre a polícia e os estudantes. Falando de modo geral, o cardeal disse que os cassetetes “certamente são um fracasso”, porém “é possível manifestar de maneira correta. É preciso sempre encontrar a maneira correta de expressar suas necessidades, até mesmo seus protestos, e ao mesmo tempo estar disponíveis para os acolher”.

Papa Francisco está bem

O cardeal também falou sobre a saúde do Papa Francisco e confirmou que o Pontífice está “bem”. “Ele teve esta gripe, mas já se recuperou. Eu deveria ir até ele esta noite, mas estou aqui. A audiência não foi suspensa. Portanto, isso significa que ele se recuperou e retomou sua atividade normal”.

É triste que não haja perspectiva de paz para a Ucrânia

No âmbito internacional, o secretário de Estado falou sobre a morte do dissidente russo Alexei Navalny, ressaltando que “seria importante esclarecer o que realmente aconteceu. Isso também serviria para assegurar quem evidentemente dá uma certa interpretação à morte”. Mas a situação na Ucrânia, a possibilidade de negociações, também está no centro das atenções do cardeal, que, referindo-se à missão do cardeal Matteo Zuppi, presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), afirmou que estão sendo feitos esforços “para trabalhar para facilitar um pouco esse mecanismo que foi criado por ocasião de sua visita a Kiev e Moscou para o retorno de crianças e jovens à Ucrânia”. “Ele”, acrescentou Parolin, “disse na ocasião que isso poderia promover caminhos de paz. No momento, parece-me que isso é tudo o que existe, que não há outras perspectivas de negociações e isso é muito triste”. Sobre os protestos dos agricultores, que voltaram a Bruxelas para pedir medidas mais favoráveis da UE, Parolin observou que somente com um diálogo “sério” e “ouvindo as necessidades expressas pelos agricultores” é que se pode chegar a um resultado, “juntos”.

Deploráveis ataques aos cristãos em Burkina Faso

Por fim, a “situação precária” em Burkina Faso, onde quinze cristãos foram mortos enquanto estavam reunidos em oração no domingo, 25: para o cardeal, “todo esse terrorismo que assumiu o controle de vários territórios é preocupante”. Parecia que o Exército estivesse trabalhando para restaurar o controle do Estado, mas infelizmente”, observou o Secretário de Estado, “não é assim e esses episódios que são realmente deploráveis, continuam”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo