O cardeal veio ao Brasil celebrar este meio século de sacerdócio, numa celebração realizada na Catedral Nossa Senhora de Lourdes em Apucarana, no Paraná
Da redação
Ordenado na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana, no Paraná, há exatos 50 anos, o Cardeal João Braz de Aviz veio ao Brasil celebrar este meio século de sacerdócio.
A celebração em ação de graças aos 50 anos de seu sacerdócio contou com a presença de diversos bispos espalhados pelo país e autoridades civis, e teve início com uma breve biografia do religioso. Dom João Braz de Aviz também recebeu a mitra que fez uso durante a celebração.
“Uma das experiências que mais precisamos, neste momento, é estar em casa. Viver com irmãos em quem podemos confiar, em possamos ser nós mesmo, sentir-nos amado. Esta casa existe, mas deve existir nosso Pai Comum, que é Deus, ser Ele a razão de nossa casa. E nosso País, neste momento, precisa desta casa. Não irmão contra irmão, irmã contra irmã. Mas casa de todos nós, porque Deus habita em nosso meio”, observou o cardeal antes de entoar, junto ao fiéis, a oração do Pai Nosso.
Atualmente, Dom João Braz vive em Roma, onde é o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e a Sociedade de Vida Apostólica. Com 75 anos de idade, Dom João foi bispo auxiliar de Vitória (ES), bispo de Ponta Grossa (PR), arcebispo de Maringá (PR) e arcebispo de Brasília (DF), de onde se tornou bispo emérito. Mas foi em 6 de janeiro de 2012 que o então Papa Bento XVI anunciou a sua criação como cardeal. Em 18 de fevereiro do mesmo ano, recebeu o barrete cardinalício, na Basílica de São Pedro, pelas mãos do Papa.