Francisco nomeou 17 cardeais para inúmeros serviços na Cúria Romana, como também participações em comissões pontifícias. Dentre eles, dois são brasileiros
Da redação com Boletim da Santa Sé
Nesta sexta-feira, 07, o Papa Francisco realizou diversas nomeações para os cardeais do mundo inteiro, entre eles Dom Leonardo Ulrich Steiner, O.F.M., Arcebispo de Manaus e Dom Paulo Cézar Costa, Arcebispo de Brasília. Ambos criados cardeais no último consistório realizado no dia 27 de agosto de 2022 no Vaticano.
Dom Leonardo Steiner
O Pontífice encaminhou Dom Leonardo para o Departamento para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. O setor ocupa-se de tudo o que pertence aos Institutos de Vida consagrada (Ordens e Congregações religiosas, seja masculinas, femininas, e Institutos seculares), como também as Sociedades de Vida apostólica, em quanto à regime, disciplina, estudos, bens, direitos e privilégios.
Com a promulgação da Constituição apostólica Prædicate Evangelium, em seus artigos 121 a 127, indicam que o Departamento deve “promover, animar e regular a prática dos conselhos evangélicos, na forma como é vivida nas formas consagradas de vida consagrada, e também no que diz respeito à vida e atividade das Obras de Vida Apostólica em toda a Igreja latina.”
Dom Paulo Cézar Costa
Já Dom Paulo Cézar foi nomeado por Francisco para o Departamento para a Promoção da Unidade dos Cristãos, assim como participante da Pontifícia Comissão para a América Latina.
O Departamento Vaticano tem como função aplicar iniciativas oportunas ao empenho ecumênico favorecendo a unidade entre os cristãos.
Ele interessa-se por que sejam postos em prática os Decretos do Concílio Vaticano II concernentes ao ecumenismo. Ocupa-se da reta interpretação dos princípios ecumênicos e cuida da execução dos mesmos.
No âmbito da América Latina, Dom Paulo comporá a comissão que tem por função o estudo dos problemas doutrinais e pastorais relativos à vida e ao desenvolvimento da Igreja na América Latina.