Presença dos bispos

Cardeais asiáticos visitam campo de refugiados Rohingya

Cardeais de Mianmar e de Manila estiveram em um campo de refugiados

Da redação, com Vatican News

Os cardeais Luis Antonio Tagle e Charles Bo, respectivamente, que por dois dias visitaram Bangladesh / Fotos: Vatican Media e Reuters

Dois proeminentes bispos asiáticos uniram-se em Bangladesh em uma visita de dois dias a um campo de refugiados Rohingya em Cox’s Bazar, distrito que fica na região sudeste de Bangladesh.

O cardeal filipino Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila e presidente da Cáritas Internacional ― organização que atua em nível mundial, em 165 nações católicas de assistência e desenvolvimento ―, e o cardeal de Mianmar, Charles Bo, arcebispo de Yangon e presidente da Conferência da Federação Asiática de Bispos (FABC, na sigla em inglês), visitaram os campos nesta segunda e terça-feira.

No domingo, eles se encontraram com Muhammad Abul Kalam, chefe da Comissão de Socorro e Repatriação de Refugiados de Bangladesh, o principal órgão do Estado que supervisiona mais de um milhão de refugiados Rohingya que residem em cerca de 30 campos de refugiados em Cox’s Bazar.

Nos dois dias os cardeais Tagle e Bo estavam acompanhados do cardeal bengalês Patrick D’Rozario, de Dhaka, do presidente da Conferência Episcopal de Bangladesh (CBCB) e do arcebispo Moses Costa de Chittagong, secretário-geral do CBCB.

Os Rohingya

Os Rohingya são um grupo étnico majoritariamente muçulmano, que vive principalmente no estado de Rakhine, no oeste de Mianmar, à fronteira com Bangladesh. A maioria budista de Mianmar considera os imigrantes ilegais Rohingya como se viessem de Bangladesh, embora tenham vivido no país por gerações.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo