PASTORAL DA CRIANÇA

Campanha Pequenos Reis Magos coleta doações para crianças pobres

Pastoral da Criança Internacional mobiliza missionários mirins a levar esperança no Tempo do Natal e recolher doações para infância de países vulneráveis

Da Redação, com Pastoral da Criança Internacional e CNBB

Crianças visitam casa vestidas como os Reis Magos / Foto: Reprodução CNBB

Uma experiência que é testemunho concreto de que o nascimento de Jesus traz mais esperança às famílias de países sofridos. Iniciativa da Pastoral da Criança Internacional com o apoio dos catequistas da Iniciação à Vida Cristã, a Campanha Pequenos Reis Magos tem envolvido crianças em todo o Brasil.

Vestidos como os Reis Magos, os pequenos batem de porta em porta, visitando as famílias, abençoando os lares e recolhendo doações para o desenvolvimento das ações da Pastoral da Criança Internacional. Os recursos arrecadados são destinados para crianças vulneráveis em países como Moçambique, Guiné-Bissau e Bolívia entre outros.

O coordenador internacional da Pastoral da Criança, Nelson Neumann, destaca o testemunho dado pelas crianças durante esta ação, animadas pelo espírito missionário, levando a esperança e a Boa Nova da espera do Salvador. “Dessa forma, ainda na Iniciação à Vida Cristã, estas crianças e jovens dão o exemplo de que, como fala o Papa Francisco, ‘se a Igreja inteira assume este dinamismo missionário, há de chegar a todos, sem exceção’”, afirma.

Duas mil crianças engajadas

Em 2022, a campanha envolveu 31 dioceses, 130 paróquias e cerca de 2 mil crianças. Ao todo, foram arrecadados mais de R$ 270 mil. Nesta última edição, há a confirmação da participação de pelo menos 30 dioceses de 12 estados e do Distrito Federal, com uma média de 2 mil crianças, adolescentes e jovens engajados. Como a campanha ainda está em andamento, esses dados podem sofrer alterações.

No dia 13 de janeiro, às 15h, no Museu da Vida, em Curitiba, será celebrada a Missa em Ação de Graças pela campanha. O bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba (PR), Dom Reginei José Modolo, presidirá a celebração.

É possível contribuir com uma doação por meio de transferência bancária, cujos dados para transação estão a seguir, ou pelo PIX, através da chave reis@pci.org.br. É importante enviar o comprovante da contribuição para o e-mail contabil@pci.org.br, informando o nome e número do CNPJ da paróquia ou da diocese para a confecção do recibo e o posterior envio.

Sobre a campanha

A Campanha Pequenos Reis Magos surgiu em 2015, inspirada pela tradicional iniciativa alemã. A proposta foi adaptada para a realidade brasileira, e a primeira experiência envolveu mais de 400 crianças dos municípios de Curitiba e Campo Largo, da Arquidiocese de Curitiba (PR), e do município de Bayeux, da Arquidiocese da Paraíba.

Para participar da campanha, deve-se procurar a coordenação paroquial da Pastoral da Criança e pedir que a diocese se candidate. É necessário que o bispo concorde com a iniciativa, e a diocese envie uma carta solicitando a realização da campanha. Para mais informações, acesse o site da Campanha Pequenos Reis Magos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo