Evento na Sala Paulo VI

Concerto com os pobres é coerente com a mensagem do Natal, diz Papa

Francisco encontrou-se nesta sexta-feira, 15, com os organizadores do Concerto de Natal com os Pobres e para os Pobres que acontece hoje, na Sala Paulo VI

Da redação, com Vatican News

Papa com os organizadores do Concerto de Natal com os Pobres e para os Pobres/ Foto: Vatican Media/ IPA/ Sipa USA via Reuters

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta sexta-feira, 15, na Sala Clementina, no Vaticano, os organizadores do Concerto de Natal com os Pobres e para os Pobres. O evento musical acontece nesta sexta-feira, na Sala Paulo VI, no Vaticano, às 17h30 locais.

Três mil lugares estão reservados para os moradores em situação de rua, migrantes e aqueles que vivem dificuldades sociais. Eles são os “convidados de honra” do concerto, convidados a participar por meio do Dicastério para o Serviço da Caridade e de várias associações voluntárias que os assistem diariamente, e para os quais será distribuído uma marmita e outros itens de necessidades básicas.

Leia mais
.: Papa: “os pobres têm necessidade do nosso coração aberto ao amor”

Agradecimentos

O Pontífice agradeceu aos organizadores do concerto por sua contribuição e ao Monsenhor Frisina que, mais uma vez, soube orquestrar tudo. “É mais fácil criar harmonia com as notas do que com as pessoas, mas esse não é o seu caso! Vocês conseguiram criar harmonia entre vocês, obrigado”, disse.

“Agradeço a vocês porque, ao envolver tantas pessoas, vocês conseguem oferecer um concerto gratuito a milhares de pessoas carentes e, com a música, vocês oferecem um momento de encontro, de partilha e, depois, uma refeição e cobertores. Em uma palavra: fraternidade. Isso é muito coerente com a mensagem do Natal”.

Passar do “para” para o “com”

O Santo Padre frisou que o concerto é “com os pobres”. Segundo ele, isso é decisivo, pois o “com” é a chave. “Passar do ‘para’ para o ‘com’. Passar do ‘para os pobres’ para o ‘com os pobres’. E isso é cristão”, disse.

“Deus veio por nós, mas como? De que forma? Vindo morar conosco, ou melhor, tornando-se como nós. Esse mistério sempre nos deixa sem palavras. É muito grande, nos ultrapassa. No entanto, podemos experimentá-lo no encontro com o outro que é diferente de mim: quando o fato de eu dar algo para ele ou ela se torna receber, se torna partilha, se torna amizade. Do para ao com”, observou.

Por fim, o Papa pediu que os organizadores rezem. “A música não é suficiente, as luzes e as decorações não são suficientes, não, é preciso a oração”. Ele convidou todos a confiar tudo à intercessão de Maria. “Rezo e abençoo a todos vocês e seus entes queridos. Desejo-lhes um Feliz Natal! Peço a vocês que rezem por mim e se algum de vocês não reza, pelo menos me mande boas ondas que são necessárias neste mundo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo