#DomBoscopelaUcrânia

Campanha dos salesianos do Nordeste mobiliza ajuda para ucranianos

Além da ajuda material, é necessário levar esperança e alegria, frisa padre responsável pela campanha dos salesianos

Nathalia Cassiano
Da Redação  

A população ucraniana tem sido cada vez mais afetada pela guerra em curso. Os salesianos no Brasil, assim como em todo o mundo, se mobilizam para ajudar essas pessoas em necessidade. A inspetoria da região Nordeste organizou uma campanha abrangendo todas as obras de educação e evangelização.

A campanha em Recife foi inspirada pelo contexto quaresmal que a Igreja vive; começou na semana passada e vai até o segundo domingo da Páscoa, 24 de abril. O principal objetivo é demonstrar o interesse, proximidade, apoio às famílias vitimadas pela guerra e aos salesianos da Ucrânia, neste momento de desorientação e provação. 

O inspetor salesiano do Nordeste, padre João Carlos Ribeiro Rodrigues, explica que a caridade estimulada como prática quaresmal explicita-se como atenção à realidade onde há dor e sofrimento. Também é uma atitude concreta de socorro solidário aos sofredores.

“Esta mobilização contribui para uma percepção mais global e também para o exercício de uma tomada de posição sobre a realidade, sempre em favor da fraternidade, da cidadania e da paz”, afirma o sacerdote.

Organização da Campanha 

A campanha está sendo coordenada pelo Setor de Comunicação da Inspetoria, que se apoia sobre os referentes das obras salesianas. Após reunião on-line com os responsáveis, foi feito o lançamento da campanha nos sites institucionais e redes sociais das obras.

As redes sociais têm o trabalho de divulgar as peças da campanha e as ações locais. O informativo diário inspetorial,  em forma de newsletter, informa diariamente ações e os resultados financeiros que estão se obtendo. As rádios salesianas veiculam spot e entrevistas.

Foto: Arquivo Salesianos

Qualquer pessoa pode participar da campanha. É só fazer uma transferência para a conta corrente, podendo usar a chave pix indicada: CNPJ 08.466.356/0004 -70 / Santander: Ag 3295 /  C.C 13092554 -6

Além dos recursos financeiros, a campanha pede oração pela paz e a conversão e um coração fraterno e solidário para com todos os sofredores. Padre João Carlos destaca que cada religioso, jovem, paroquiano é convidado a partilhar algo de seu e se unir em alguma movimentação.

As doações serão recolhidas em uma conta corrente e enviadas pela Inspetoria às organizações salesianas na Ucrânia. O informativo inspetorial, Nordeste Hoje, manterá uma coluna diária com divulgação da movimentação da campanha, que se encerra no segundo domingo da Páscoa, 24 de abril.

Mais informações no site dos salesianos: https://www.salesianos.org.br/

Solidariedade concreta: salesianos seguem na Ucrânia 

Os salesianos de Dom Bosco estão na Ucrânia, em diversas cidades, com suas obras educativas e pastorais. No momento, em todas as comunidades salesianas estão abrigadas famílias ucranianas que perderam suas casas ou estão fugindo dos bombardeios.

A situação dolorosa da população atingida pela guerra tem chamado a atenção em nível mundial. O reitor-mor dos salesianos, padre Angel Fernandes Artime, em carta, convocou todos os salesianos à oração e à solidariedade concreta. 

Boa parte do país está sendo destruída. Diante desta triste realidade, os salesianos de Dom Bosco tomaram a decisão de permanecer no país ajudando famílias e sendo testemunhas do Amor de Deus. A congregação está presente na capital Kiev, mas também em Cracóvia, na Polônia, um dos países que mais acolheu refugiados ucranianos. Desde do começo da guerra, os religiosos se fazem presentes nestas regiões. 

Segundo padre João, além de apoiar o deslocamento até as fronteiras, eles têm providenciado alimentos, remédios e água para a população. “Mais do que alimento e abrigo, os irmãos têm alimentado a fé e a esperança para a população em situação de desespero, com momentos de oração, celebrações litúrgicas e o seu testemunho de confiança”, pontuou. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo