Auxílio

Igreja na Ucrânia recebe ajuda emergencial da ACN

ACN se comprometeu prontamente a ajudar religiosas e sacerdotes para permitir que continuem seus programas pastorais e de ajuda

Da Redação, com Fundação ACN

Ajuda para a Igreja na Ucrânia

Religiosos entregam alimentos em Zaporizhya, na Ucrânia / Foto: Divulgação

Com o início da operação militar russa no território ucraniano, a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) ofereceu auxílio aos 4.879 sacerdotes e religiosos e 1.350 religiosas na Ucrânia. O objetivo é que, desta forma, continuem a realizar a sua missão. A fundação pontifícia também fornecerá ajuda para as duas dioceses latinas no leste da Ucrânia, e os quatro exarcados greco-católicos.

“Principalmente agora, a ACN deve garantir a presença de padres e religiosas com seu povo, nas paróquias, com os refugiados, nos orfanatos e lares para mães solteiras e idosos que enfrentarão o desafio de sobreviver em um clima de custos crescentes como resultado da guerra”. A declaração é do presidente executivo da ACN, Thomas Heine-Geldern.

Segundo o bispo de Kharkiv – diocese do leste da Ucrânia que a ACN vai apoiar – a situação está piorando mais a cada dia. “Vivemos agora de hora em hora. Os preços estão subindo, especialmente para bens essenciais. A situação na diocese é muito difícil. O número de fiéis diminuiu e os restantes, infelizmente, não podem manter as paróquias nem sustentar os padres. Eles mesmos vêm e pedem ajuda aos padres e irmãs”. Dessa forma, a ACN levará apoio à permanência de todos os 54 religiosos e religiosas, e também os 57 sacerdotes que trabalham na diocese, além de socorrer os que nada possuem.

Guerra Psicológica    

A situação financeira no país ficou abalada desde o início da guerra, há oito anos. Desde que a crise começou em janeiro, a moeda nacional teve um declínio.  Ela continuou a ser desvalorizada depois que a Rússia reconheceu as duas regiões separatistas lideradas por separatistas pró-Rússia.

Para Heine-Geldern, este conflito é também uma guerra psicológica. “As pessoas precisam de consolo, força e apoio. A concessão de emergência imediata da ACN, além de seu apoio atual, fortalecerá a Igreja Católica na Ucrânia em seu compromisso de permanecer presente e continuar servindo seu rebanho diante da guerra militar e econômica. Desejamos assegurar nossas orações ao povo da Ucrânia para que, pela intercessão de Nossa Senhora da Paz, eles sejam poupados da dor de mais violência e perda de vidas”.

Sobre a ACN

A ACN (Ajuda à Igreja que Sofre) é uma Fundação Pontifícia, que auxilia a Igreja por meio de orações, informações, e projetos de ajuda a pessoas ou grupos que sofrem perseguição e opressão religiosa e social ou que estejam em necessidade.

Fundada no Natal de 1947, a ACN tornou-se uma Fundação Pontifícia da Igreja em 2011. Todos os anos, a instituição atende mais de 5.000 pedidos de ajuda de bispos e superiores religiosos em cerca de 140 países. Também apoia padres e religiosos em missões e situações críticas; construção e restauração de igrejas e demais instalações eclesiais; programas religiosos de comunicação; e ajuda aos refugiados e vítimas de conflitos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo