Papa Francisco nomeou padre Alexandre Awi como conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina
Vatican News
Nesta sexta-feira, 13, o Papa Francisco nomeou o Padre Alexandre Awi Mello, do Movimento de Schoenstatt e atual secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, como conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL). O organismo da Cúria Romana, instituído em 1958, tem a tarefa de estudar sobre as principais questões da vida católica, da defesa da fé e do incremento da religião na América Latina.
O encontro com a pastoral juvenil da América
Padre Alexandre tem entrado em contato direto com o contexto pastoral vivido pela Igreja na América. No final de outubro, por exemplo, ele participou de um encontro virtual promovido pela pastoral juvenil do México e de Honduras com o tema: “Não estamos sozinhos, caminhamos juntos”. Na mensagem, segundo refere o site do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o brasileiro apresentou um modelo de acompanhamento espiritual válido também em tempos de pandemia, já que grande parte dos jovens que vivem na América Latina e Central estão com atividades religiosas, culturais e esportivas suspensas como medida de prevenção à Covid-19.
Leia mais
.: Padre Alexandre Awi: Papa deseja uma Igreja com atitudes marianas
O desafio, afirmou o secretário, é continuar a conhecer e a se relacionar com os jovens, mesmo em modalidade on-line, para despertar e acompanhar processos de mudança e crescimento. O modelo é o dos discípulos de Emaús que “caminham junto com Jesus, que os leva a reconhecê-lo sem forçá-los”.
No final da sua intervenção, o padre Alexandre convidou os responsáveis pela pastoral juvenil a refletir sobre as enormes possibilidades de evangelização que este tempo oferece e sobre a oportunidade de se renovar no caminho do acompanhamento espiritual, para reviver as angústias e as perguntas de um coração jovem.