Mensagem a evento

Papa sobre educação: valorizar a pessoa e a Criação

Papa envia mensagem a seminário on-line sobre o desafio de reconstruir o Pacto Educativo Global; ênfase nas linhas de ação para a educação

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A partir desta quinta-feira, 12, até sábado, 14, a União dos Superiores Gerais (USG) e a União Internacional das Superioras Gerais (UISG) promovem um seminário sobre o desafio de reconstrução do Pacto Educativo Global. O Papa Francisco envia uma mensagem ao encontro que acontece de forma on-line devido à pandemia.

A mensagem de Francisco é endereçada ao prepósito-geral da Ordem dos Clérigos Regulares Pobres da Madre de Deus das Escolas Pias, mais conhecida como Escolápios, padre Aguado Cuesta.

Leia também
.: Educação é amor e responsabilidade, diz Papa ao Pacto Educativo Global

Francisco destaca que a vida consagrada sempre esteve na vanguarda da tarefa educacional e agradece aos consagrados por terem assumido esse testemunho com determinação e entusiasmo. Como exemplo, cita o fundador dos Escolápios, São José de Calasanz, que construiu a primeira escola para crianças, mas também os religiosos que o educaram e muito antes os mosteiros medievais que preservaram e difundiram a cultura clássica.

O Santo Padre resume, na mensagem, os sete compromissos essenciais do pacto educativo global em três linhas de ações concretas: focalizar, acolher e envolver.

Segundo o Papa, focalizar no que é importante é colocar a pessoa no centro, fazendo sobressair sua singularidade e, ao mesmo tempo, sua capacidade de se relacionar com os outros.

“Valorizar a pessoa faz da educação um meio para que as nossas crianças e jovens cresçam e amadureçam, adquirindo as habilidades e os recursos necessários para construirmos juntos um futuro de justiça e paz.”

Acolher: escutar o outro

Para isso, é necessária a acolhida, acrescenta o Papa, explicando que esta supõe a escuta do outro. Assim, é preciso que pais, alunos e autoridades – principais agentes da educação – escutem outros tipos de sons para que não se fechem na própria autorreferencialidade e se abram ao grito de cada ser humano e da criação.

“Precisamos incentivar as nossas crianças e jovens a aprenderem a se relacionar, a trabalhar em grupo, a ter uma atitude empática que rejeita a cultura do descarte. Da mesma forma, é importante que aprendam a proteger nossa Casa comum, protegendo-a da exploração de seus recursos, adotando estilos de vida mais sóbrios e buscando o aproveitamento integral das energias renováveis que respeitem o ambiente humano e natural, respeitando os princípios de subsidiariedade e solidariedade e a economia circular”.

Envolver: comprometer-se na tarefa educativa

A terceira e última linha de ação – envolver – é decisiva, afirma o Papa. Ele destaca que a atitude de escuta não pode ser um simples “ouvir e esquecer”, mas precisa levar ao comprometimento ativo nesta tarefa educativa.

“Envolver-se e engajar-se significa trabalhar para dar às crianças e jovens a possibilidade de ver este mundo que deixamos como herança com um olhar crítico, capaz de entender os problemas nas áreas da economia, da política, crescimento e progresso, e propor soluções que estejam a serviço do ser humano e de toda a família humana, na perspectiva de uma ecologia integral”.

O Santo Padre encerra a mensagem expressando suas orações pelos esforços de todos os Institutos representados no evento e de todos os consagrados e leigos que trabalham no campo da educação. Ele reza para que a Vida Consagrada, como sempre fez, seja também, neste momento histórico, parte essencial do Pacto Educativo Global.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo