Virgílio Maurício Viana foi nomeado como membro da Pontifícia Academia das Ciências Sociais pelo Papa Francisco
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Vaticano anunciou nesta segunda-feira, 18, a nomeação de um brasileiro como membro da Pontifícia Academia das Ciências Sociais. Trata-se do Superintendente Geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), professor Virgílio Maurício Viana. A nomeação foi feita pelo Papa Francisco.
Viana tem 60 anos de idade e é doutor em Biologia Evolutiva pela Harvard University. Entre outros cargos, foi Presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE) e Presidente da Associação Paulista de Engenheiros Florestais (APAEF).
Atualmente, o professor é Superintendente Geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Membro da Comissão The Lancet COVID-19. Publicou diversos livros e artigos sobre a Amazônia, mudanças climáticas, manejo florestal e agroflorestal e proteção ambiental.
A Pontifícia Academia das Ciências Sociais foi criada por João Paulo II em 1994. O organismo visa promover o estudo e o progresso das ciências sociais, econômicas, políticas e jurídicas, oferecendo à Igreja elementos a serem utilizados no estudo e no desenvolvimento da sua doutrina social. A Academia também reflete sobre a aplicação dessa doutrina na sociedade contemporânea.