Ad limina apostolorum

Bispos do Paraná visitarão o Papa em fevereiro de 2020

Regional Sul 2 da CNBB se prepara para visita ad limina apostolorum, que acontece a cada cinco anos

Da Redação, com Regional Sul 2 da CNBB

Os bispos do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) farão a visita ad limina apostolorum – encontro entre os bispos de uma determinada região com o Papa – de 17 a 27 de fevereiro de 2020. Em nota, os bispos do Paraná destacam que este é um importante momento para a vida eclesial.

Ao todo, entre bispos e eparcas ucranianos, são 22 bispos que se encontrarão com o Papa nesta ocasião. Desde já, eles pedem que os fiéis os acompanhem em oração na preparação para o evento. “Nós vamos representar a todos e a cada um dos fiéis católicos do nosso querido Estado do Paraná”, afirmam.

De acordo com a nota, o ponto essencial dessa visita é celebrar junto aos Sepulcros de São Pedro e São Paulo, bem como visitar o Papa Francisco, Bispo de Roma. Eles também visitarão as quatro basílicas principais de Roma – São Pedro, São Paulo Fora dos Muros, Santa Maria Maior e São João de Latrão – e os diversos departamentos da Administração central da Igreja.

“O mais importante deste acontecimento que, para muitos de nós é a primeira vez a se realizar no episcopado, é que ‘os encontros fraternos com o Pontífice Romano e os seus mais próximos colaboradores da Cúria Romana oferecem ao Bispo uma ocasião privilegiada não só de apresentar a situação da própria Diocese e as suas expectativas, como também de obter mais informações sobre as esperanças, as alegrias e as dificuldades da Igreja Universal, e de receber oportunos conselhos e diretivas sobre os problemas do seu rebanho’”, frisa a nota, citando o documento Apostolorum Successores, um diretório para o ministério pastoral dos bispos.

A nota informa ainda que, para favorecer a sintonia com as dioceses, os bispos utilização os meios de comunicação, especialmente a internet, como canal de informação e interação antes, durante e depois da visita ad limina.

“Pedimos que Nossa Senhora do Rosário do Rocio, padroeira do nosso estado, proteja e abençoe cada um e que essa ocasião da Visita ao Papa produza muitos frutos de vida e santidade para nossas Arquidio/Dioceses”, finaliza o texto.

Visita ad limina apostolorum

A visita ad limina apostolorum, criada em 1585, é uma visita dos bispos diocesanos aos túmulos dos Apóstolos, na diocese de Roma, realizada obrigatoriamente a cada cinco anos. Ela está prevista no Código de Direito Canônico – cânones 399-400.

O encontro também constitui uma visita de trabalho, incluindo reuniões e contatos dos bispos junto à Santa Sé e seus diversos organismos. Por ocasião da visita, os bispos enviam um relatório completo sobre a situação das dioceses.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo