MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Bispos estadunidenses pedem descarbonização sustentável na COP28

Num comunicado sobre a COP28 em Dubai, os bispos dos Estados Unidos alertam que os objetivos climáticos devem representar tanto o “grito da terra” como o “grito dos pobres”

Da redação, com Vatican News

Painel da COP28, que está sendo realizada em Dubai / Foto: Reprodução Reuters

Os bispos dos Estados Unidos juntaram-se aos apelos em todo o mundo, clamando os mais de 70 mil líderes e participantes na COP28 em curso no Dubai a comprometerem-se com uma aceleração decisiva da transição da energia fóssil para a energia limpa, a fim de conter o impacto devastador das alterações climáticas — e a apoiar os mais vulneráveis no processo.

Numa declaração emitida às vésperas da conferência da ONU sobre o clima, os bispos descreveram a descarbonização das economias globais, por meio da substituição dos combustíveis fósseis por energia segura, fiável, acessível e limpa, como “o desafio ambiental preeminente enfrentado por todas as nações”.

A cimeira começou na quinta-feira, 30 de Novembro, dois dias depois de a Santa Sé ter anunciado que o Papa Francisco tinha cancelado seus planos de participar do encontro enquanto se recuperava de uma gripe e de uma inflamação pulmonar.

A questão dos combustíveis fósseis no centro das discussões

Espera-se que a reunião seja um momento decisivo para algum tipo de promessa de acabar com a expansão dos combustíveis fósseis e de “eliminar gradualmente” a produção existente para cumprir a meta do Acordo de Paris de 2015 de manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2 graus Celsius em comparação com a era pré-industrial. vezes.

De acordo com os cientistas do clima, ultrapassar 1,5° C exporia o planeta a ondas de calor mais frequentes e intensas, secas, inundações e outras condições meteorológicas extremas que afectariam a subsistência de milhões de pessoas.

Os países em desenvolvimento, juntamente com muitas organizações religiosas e grupos da sociedade civil, apelaram às nações do Dubai para que se comprometessem com a eliminação total do carvão, petróleo e gás, que são os principais motores das alterações climáticas. Os países produtores de fósseis propuseram, em vez disso, uma “redução progressiva” ou eliminação progressiva dos “combustíveis fósseis inabaláveis” (o que permitiria o uso e a produção continuados de fontes de combustível emissoras de carbono, juntamente com o desenvolvimento de tecnologias de captura e sequestro de carbono para extrair emissões de a atmosfera).

Alcançar uma aceleração decisiva da transição energética

A declaração da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB) referia-se à recente Exortação Apostólica ‘Laudate Deum’ (Louvado Deus) do Papa Francisco, na qual o Papa exortou os líderes mundiais a agirem sobre as alterações climáticas à medida que o planeta se aproxima do “ponto sem retorno”. ”

“A crise climática é uma oportunidade para reconfigurar as relações internacionais em direção ao bem comum”, onde países e comunidades podem trabalhar juntos para “alcançar ‘uma aceleração decisiva da transição energética’”, escreveram os bispos, citando o documento papal publicado em 4 de outubro de 2023, antes da COP28.

O ‘grito da terra’ e o ‘grito dos pobres’

No entanto, alertaram que quaisquer esforços para mudar para fontes renováveis não serão bem sucedidos se aumentarem significativamente os custos de energia para os cidadãos de rendimentos médios e baixos, e sem “apoio financeiro das nações desenvolvidas para adaptação, resiliência e recuperação das populações mais vulnerável.”

“As metas climáticas devem representar tanto o ‘grito da terra’ quanto o ‘grito dos pobres’”

A justiça para os pobres, incluindo os 3,3 mil milhões de pessoas em todo o mundo com energia limitada e 700 milhões sem electricidade, constitui um teste essencial da política climática ética”, concluiu a declaração.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo