USCCB

Bispos estadunidenses concentrarão Assembleia Geral no caso McCarrick

Na vindoura Assembleia Geral da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, bispos focarão em temas como juventude e proteção dos menores

Da redação, com Vatican News

O Núncio Pontifício nos Estados Unidos, Dom Christophe Pierre / Foto: Reprodução Youtube

A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, na sigla em inglês) anunciou que se reunirá para sua Assembleia Geral no outono de 2020 (nossa primavera) na próxima segunda e terça-feira, 16 a 17 de novembro, respectivamente. A reunião de dois dias será realizada em caráter virtual e será mais curta este ano por conta da pandemia Covid-19. Espera-se que mais de 300 bispos façam-se presentes no Plenário.

Um comunicado à imprensa de 13 de novembro, divulgado pela USCCB, informou que mudanças foram feitas na programação após a publicação do relatório da Santa Sé sobre o ex-cardeal Theodore McCarrick.

“Além disso, os bispos ouvirão um relatório do National Review Board, que assessora o Comitê para a Proteção de Crianças e Jovens em questões acerca da proteção de crianças e jovens, especificamente sobre políticas e práticas”, informou o comunicado à imprensa.

A parte pública da assembleia terá início com um discurso do Núncio Pontifício nos Estados Unidos, Dom Christophe Pierre, e com um discurso introdutório do arcebispo José H. Gomez, de Los Angeles, eleito novo presidente da USCCB no ano passado.

A agenda da reunião incluirá um diálogo sobre uma resposta pastoral à pandemia Covid-19 e uma resposta pastoral à crescente onda racista nos Estados Unidos. Os bispos também discutirão e votarão as prioridades estratégicas revisadas do Plano Estratégico 2021-2024 da USCCB, a renovação do Comitê Ad Hoc contra o Racismo e o orçamento da USCCB para 2021.

Durante a sessão, serão anunciados os novos presidentes de oito comitês permanentes, o novo secretário geral da USCCB e os novos membros da diretoria da Catholic Relief Services (CRS).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo