LAUDATO SI

Bispos de Gana: plantar 1 milhão de árvores para salvaguardar a Criação

Para os prelados da Conferência Episcopal de Gana esta iniciativa servirá para “aumentar as ações dos fiéis diante dos desafios ambientais”

Da redação, com Vatican News

Plantar um milhão de árvores durante a estação das chuvas deste ano: este é o compromisso assumido pela Conferência Episcopal de Gana (Gcbc) para celebrar a Laudato si’, a Encíclica do Papa Francisco sobre os cuidados com a casa comum.

Publicada em 2015, o documento papal foi o foco de um especial Ano de Celebração 2020-2021, patrocinado pelo Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral e concluído em 25 de maio com o lançamento oficial da Plataforma de Iniciativas de Laudato Si’.

Disponível em www.laudatosi.va, a Plataforma visa “reunir os principais parceiros eclesiais por meio de várias ações e eventos e divulgar ainda mais o ‘Evangelho da Criação’ através de um mandato missionário”. A iniciativa dos bispos ganenses insere-se, precisamente, neste contexto.

Diretrizes da Laudato si’

Em um comunicado de 7 de junho assinado por seu presidente, Arcebispo Philip Naameh, os prelados encorajam todas as instituições da Igreja Católica nacional, incluindo as paróquias, a participar do plantio de árvores, a fim de alcançar o objetivo estabelecido. Esta iniciativa, de fato, servirá para “aumentar as ações dos fiéis diante dos desafios ambientais”. Ao mesmo tempo, os prelados convidam as pessoas a trabalhar para “desenvolver um programa a longo prazo que siga as diretrizes ditadas pela Laudato si’ e que possa começar em 2022”.

A coordenação deste projeto e a disponibilização de recursos será confiada à Secretaria Nacional Católica que trabalhará lado a lado com os referentes de cada diocese do país, apresentando em seguida um relatório conjunto sobre os progressos alcançados. “Este relatório – destacam os bispos – servirá como fonte de motivação e incentivo para todos os que querem plantar árvores no país”. Além disso, a Conferência exorta outros grupos religiosos em Gana a aderir à iniciativa do plantio, a fim de “assegurar a cobertura florestal da nação e promover a proteção da Criação”.

Com apoio à Criação, novos empregos

Deve-se lembrar que já no mês passado, no final da reunião anual conjunta entre a Conferência Episcopal e o Conselho de Igrejas de Gana (CCG), realizada em 5 de maio em Acra, os bispos haviam expressado seu apreço pela campanha do governo “Gana Verde” que prevê o plantio de 5 milhões de árvores em todo o país. Especificamente, o projeto Boosting Green Employment and Enterprise Opportunities in Ghana — (GrEEn) que é uma ação de quatro anos que visa, entre outras coisas, criar mais oportunidades econômicas e emprego para os jovens, as mulheres e os migrantes que retornam ao país, promovendo e apoiando empresas sustentáveis e verdes. O projeto é implementado no âmbito do Fundo Fiduciário de Emergência da União Europeia para a África.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo