5 de junho

Arquidiocese de BH promove 2ª Romaria pela Ecologia Integral

Uma celebração acontecerá no dia 5 de junho no Santuário Basílica da Padroeira de Minas

Da redação, com Arquidiocese de BH

Imagem: Divulgação

A Arquidiocese de Belo Horizonte promove a 2ª Romaria pela Ecologia Integral. A programação de abertura foi apresentada. O evento será no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, no Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho.  

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebra Missa às 9h, no alto da Serra. Nesta área está sendo construída a Estação da Locomotiva da Piedade.  

A celebração do dia 5 de junho dará início a programação que está sendo planejada para todo o ano, nas paróquias e nas redes sociais, a partir de articulação do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Atividades e a Laudato Si

O Setor Ambiental do Vicariato, com os seus comitês, vai realizar uma série de atividades educativas. Muitas delas serão realizadas na modalidade telepresencial. O objetivo é inspirar a adoção de novos hábitos, mais condizentes com a Carta Encíclica Lautado Si’ – sobre o cuidado com a casa comum, do Papa Francisco.

Na Carta Encíclica, o Pontífice detalha o conceito de ecologia integral. Ele mostra que os problemas sociais e ambientas estão interligados. O Santo Padre pede para que a humanidade adote novo estilo de vida. Que ela busque mais harmonia com o planeta – a casa comum.

“Na nossa casa comum tudo está interligado”, sublinha o arcebispo. Dom Walmor lembrou que a Igreja Católica viveu, em todo o mundo, a Semana Laudato Si’, quando o Vaticano lançou plataforma digital para auxiliar as comunidades de fé na efetivação das diretrizes da Carta Encíclica.

“Cada vez mais vamos repercutir nas nossas comunidades de fé as lições da Carta Encíclica sobre o cuidado com a casa comum”, destacou.

Romaria Arquidiocesana pela Ecologia Integral

A 1ª Romaria Arquidiocesana pela Ecologia Integral foi realizada em Brumadinho, em janeiro de 2020. Ela aconteceu em solidariedade às vítimas da barragem com rejeitos de mineração que se rompeu naquela cidade.

Agora, a 2ª Romaria Arquidiocesana pela Ecologia Integral terá início no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. O território, reconhecidamente rico em mananciais de água, reunindo ainda belezas do Cerrado, Mata Atlântica e Campos Rupestres, está ameaçado por uma mineração predatória.

Transmissão 

Será possível acompanhar a programação pela TV Horizonte (canal 30 em sinal aberto), a Rádio América (AM 750) e pelas redes sociais do Canal Mãe Piedade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo