PELO FIM DA VIOLÊNCIA

Bispos da Nigéria pedem 40 dias de oração pelo país

Por conta das recentes mortes, especialmente contra cristãos, os bispos católicos do país pediram um período de 40 dias de oração, a começar neste sábado, 22

Bispos nigerianos descrevem como grave situação de violência do país e pedem auxílio internacional / Foto: Ajuda à Igreja que Sofre

Da redação, com Vatican News

As matanças na Nigéria acontecem há um bom tempo. E são muito preocupantes. Sendo assim, os bispos da Nigéria declararam um período de oração de quarenta dias que terminará no último dia de setembro. Depois, um dia de orações comuns será realizado em 1º de outubro, que também é o Dia da Independência do país”, explicou o padre Patrick Alumuku, Diretor de comunicações da Arquidiocese Católica de Abuja, em uma entrevista concedida a Andrea De Angelis, do periódico católico Vatican News.

Preces a Deus para salvar a Nigéria

Durante o período de oração, os bispos nigerianos convidaram todos os católicos a rezar, diariamente, um Pai-nosso, três Ave-Marias, bem como uma Glória ao Pai. Em 1 ° de outubro (Dia da Independência da Nigéria), os fiéis são chamados a rezar os Mistérios Dolorosos do Rosário “para que Deus salve a Nigéria.”

Nigerianos frustrados com a incapacidade do governo

O período de oração de quarenta dias tem como pano de fundo os ataques terroristas persistentes, perpetrados especialmente por pastores do Boko Haram e Fulani, além de outras gangues criminosas. Os ataques são especialmente violentos no norte da Nigéria. Os cristãos são as vítimas mais frequentes.

No entanto, a violência também é indiscriminada e calculada para causar o máximo de distúrbios e miséria possíveis. Milhares de cidadãos inocentes estão agora deslocados internamente na Nigéria ou procuram refúgio nos países vizinhos. Os nigerianos que vivem em aldeias e locais públicos são assombrados por uma insegurança constante e persistente por conta dos assassinatos, bombardeios e sequestros de mulheres e meninas.

“Os assassinatos na Nigéria acontecem há muito tempo sem a intervenção do governo. Os cristãos estão frustrados e exasperados com esta situação e até pediram uma mudança de liderança nas agências de segurança”, disse o padre Alumuku.

O religioso acrescentou que há um sentimento de que alguns elementos do governo nigeriano ajudam os terroristas por conta da inércia do governo em lidar com a situação de segurança do país.

A preocupação do Papa Francisco com os nigerianos

“A oração do Papa Francisco e o apelo pela paz na Nigéria feito na Festa da Assunção; há também o apelo dos bispos nigerianos por quarenta dias de oração, são essas coisas que sustentam a fé cristã do povo da Nigéria”, enfatizou o padre Alumuku.

O religioso apelou ainda à comunidade internacional para se juntar à pressão contra o governo da Nigéria para “garantir que os cristãos no país possam viver em paz”.

No dia 15 de agosto, na Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, o Papa Francisco orou pelo norte da Nigéria após a Oração do Angelus na Praça de São Pedro. “Hoje, gostaria de rezar em particular pela população da região norte da Nigéria, vítimas da violência e dos ataques terroristas”, pediu o Sucessor de Pedro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo