Trabalho pela paz

Comissão irá implementar Documento sobre Fraternidade Humana

Documento foi assinado pelo Papa Francisco e pelo Grande Imame de Al-Azhar em fevereiro deste ano, durante encontro inter-religioso

Da redação, com Vatican News

Uma comissão superior foi instituída em Abu Dhabi para implementar o Documento sobre a Fraternidade Humana, assinado pelo Papa Francisco e pelo Grande Imame de Al-Azhar em 4 de fevereiro deste ano, na capital dos Emirados Árabes Unidos. O documento representa uma declaração conjunta de esforços para unir a humanidade e trabalhar pela paz no mundo para garantir que as gerações futuras possam viver numa atmosfera de respeito recíproco e saudável convivência.

Acesse
.: Íntegra do discurso do Papa no encontro inter-religioso

A comissão é formada pelo bispo e presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Dom Miguel Ángel Ayuso Guixot; pelo presidente da Universidade de Al-Azhar, professor Mohamed Hussein Mahrasawi; pelo secretário pessoal do Papa Francisco, Dom Yoannis Lahzi Gaid; pelo conselheiro do Grande Imame, o juiz Mohamed Mahmoud Abdel Salam; pelo presidente do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi, Mohamed Khalifa Al Mubarak; pelo secretário-geral do Conselho Muçulmano dos Idosos, Sultan Faisal Al Rumaithi; e pelo escritor e representante da mídia árabe, Yasser Hareb Al Muhairi. O grupo pode convocar novos membros de comum acordo.

A comissão tem a tarefa de desenvolver um quadro de atividades para garantir a realização dos objetivos do “Documento Fraternidade Humana pela Paz Mundial e a Convivência Comum” – uma demonstração do empenho dos Emirados Árabes Unidos na promoção do diálogo inter-religioso e dos valores compartilhados que incluem a tolerância e a convivência pacífica entre as pessoas de todas as religiões e fé. O grupo formado em Abu Dhabi deverá preparar os projetos necessários para implementar o documento, dar seguimento à sua atuação em nível regional e internacional, além de formalizar encontros com líderes religiosos e chefes de organizações internacionais para apoiar e difundir a ideia de base do documento histórico.

A comissão superior ainda deverá solicitar às autoridades legislativas para aderirem às disposições do documento na legislação nacional para incutir os valores do respeito recíproco e da coexistência. O grupo também deve supervisionar a Abrahamic Family House, um museu que faz homenagem à visita histórica do Papa Francisco e do Grande Imame, e motiva a refletir sobre a convivência pacífica de várias comunidades nos Emirados Árabes Unidos.

O xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan, príncipe hereditário de Abu Dhabi e vice-comandante supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, afirmou que a formação da comissão contribuiria a implementar a visão compartilhada de desenvolvimento de iniciativas e ideias para favorecer a tolerância, a cooperação e a coexistência. O país considera todos os esforços que promovem a paz e difundem os princípios de fraternidade e convivência pacífica em todo o mundo, finalizou o xeique.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo