Primeiro bispo de Lüliang

Bispo é consagrado segundo termos do Acordo entre China e Santa Sé

Papa suprimiu a diocese de Fenyang e instituiu a diocese de Lüliang, nomeando o sacerdote Antonio JI Weizhong como primeiro pastor

Da redação, com Vatican News

Acordo provisório sobre nomeação de bispos na China foi estabelecido em setembro de 2018 e tem sido estendido desde então / Foto: montagem Canva Pro

Em 28 de outubro de 2024, o Papa Francisco decidiu suprimir a diocese de Fenyang na China continental, que foi erigida em 11 de abril de 1946 pelo Papa Pio XII e, ao mesmo tempo, erigir a nova diocese de Lüliang, sufragânea de Taiyuan, província de Shanxi, com sede episcopal na Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus, localizada em Fenyang, cidade de Lüliang. “No desejo de promover o cuidado pastoral do rebanho do Senhor e para atender mais eficazmente ao seu bem espiritual”, disse o Pontífice à época.

Leia também
.: Santa Sé-China, Acordo Provisório estendido por mais quatro anos

A nova diocese

O anúncio foi feito por meio de um comunicado do Vaticano, explicando que os limites eclesiásticos da nova diocese incluirão as seguintes áreas: o distrito de Lishi, os condados de Wenshui, Jiaocheng, Xingxian, Linxian, Liulin, Shilou, Lanxian, Fangshan, Zhongyang, Jiaokou e as cidades-condados de Xiaoyi e Fenyang. Em vez disso, os condados de Kelan e Jingle foram incorporados à Arquidiocese de Taiyuan, enquanto os condados de Pingyao e Jiexiu foram incorporados à diocese de Yuci. Dessa forma, o território da diocese de Lüliang está em conformidade com o da capital Lüliang, com uma área total de 21 mil km2 e uma população total de 3.346.500 habitantes, dos quais cerca de 20 mil são católicos, atendidos por 51 sacerdotes e 26 freiras.

Primeiro bispo consagrado

A nota do Vaticano informou que nesta segunda-feira, 20, foi realizada a ordenação episcopal do Rev. Anthony Ji Weizhong, que o Papa, em 28 de outubro de 2024, nomeou bispo de Lüliang (província de Shanxi), “tendo sido aprovado a candidatura nos termos do Acordo Provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China”.

JI Weizhong é natural de Wenshui (Shanxi), onde nasceu em 3 de agosto de 1973. Estudou Teologia no Seminário Nacional de Pequim e foi ordenado sacerdote em 14 de outubro de 2001 para a diocese de Fenyang. Em seguida, os estudos linguísticos foram feitos na Universidade de Xi’an e ele obteve uma licença em Teologia pela Universidade de Sankt Augustin (Alemanha). Serviu ainda em Fenyang sendo vice-pároco, responsável pelo Centro Pastoral Diocesano e vigário geral.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo