Arcebispo auxiliar David O’Connell, de 69 anos, tinha uma bala no peito quando foi encontrado pela polícia em uma casa em Hacienda Heights
Da redação, com Vatican News
O bispo auxiliar de Los Angeles, David O’Connell, de 69 anos, foi encontrado morto nas últimas horas com ferimentos de bala. As investigações da polícia do condado afirmaram tratar-se de um homicídio. Outros detalhes ainda não foram divulgados.
Ele era conhecido há anos na Igreja nos Estados Unidos por seu forte compromisso com os imigrantes, os pobres e as vítimas da violência armada.
A confirmação do arcebispo Gomez
A notícia foi confirmada por Dom José Horacio Gomez, arcebispo de Los Angeles, Arquidiocese que Dom O’Connell, irlandês de Cork, serviu nos últimos 45 anos como sacerdote e como bispo auxiliar, nomeado pelo Papa Francisco em 2015.
“Esta manhã, soubemos do Gabinete do Xerife do Condado de Los Angeles que foi confirmado que a morte do bispo auxiliar David O’Connell ontem foi um homicídio. Estamos profundamente chocados e tristes com esta notícia. Continuamos a rezar pelo bispo Dave e sua família. E rezamos pelos agentes da lei enquanto continuam suas investigações sobre este terrível crime. Pedimos a nossa Santíssima Mãe Maria de interceder e de ser Mãe para todos nós neste momento de tristeza e dor”.
Investigações em andamento
O bispo foi encontrado morto por volta da 1h da madrugada dentro de uma casa no subúrbio de Hacienda Heights, 30 quilômetros a leste do centro de Los Angeles. Ele foi atingido por um tiro no peito.
A polícia do Condado atendeu a um chamado de emergência e, conforme comunicado divulgado algumas horas depois pelo gabinete do xerife, foi aberta uma investigação sobre a “morte por arma de fogo” de um homem adulto, cuja morte foi certificada na cena do crime. Ou seja, a casa localizada em uma rua residencial com casas de estilo country.
Condolências da Arquidiocese de Los Angeles
O arcebispo Gomez já havia se pronunciado sobre o assunto pela manhã com um comunicado divulgado pelo site oficial da Arquidiocese, a Angelus News. “Estou muito triste esta tarde em informar que nosso amado bispo auxiliar David O’Connell faleceu inesperadamente”, disse o prelado.
“É um choque e não tenho palavras para expressar minha tristeza”, acrescentou, descrevendo o “bispo Dave” como “um bom amigo” e “um homem de profunda oração que tinha um grande amor por nossa Mãe”. O’Connell “era um homem de paz com um coração para os pobres e imigrantes, e era apaixonado por construir uma comunidade onde a santidade e a dignidade de cada vida humana fossem honradas e protegidas”, acrescentou Gomez. Em seguida, pediu orações pela alma do bispo, que confiou à Virgem de Guadalupe, e por sua família na Irlanda. Enquanto isso, vários fiéis se reuniram no local da morte para acender velas e rezar o Rosário.