20 de julho

Dom Nelson Westrupp celebra 30 anos de episcopado

Live em redes sociais da diocese de Santo André recordará a trajetória de Dom Nelson Westrupp

Da Redação, com Diocese de Santo André

O bispo emérito da diocese de Santo André (SP), Dom Nelson Westrupp, scj, completa 30 anos de ordenação episcopal na próxima terça-feira, 20. Uma live na segunda-feira, 19, homenageará o bispo, recordando sua trajetória. A transmissão ao vivo será às 20h, pela página do Facebook e YouTube da Diocese de Santo André.

A live terá a participação do próprio Dom Nelson e de convidados das três dioceses onde ele exerceu seu pastoreio (Santo André -SP, São José dos Campos-SP e Lages-SC). Também participarão convidados da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), da qual o bispo faz parte.

“Sem mim nada podeis” (Jo 15,5) é o lema episcopal de Dom Nelson, que esteve à frente da diocese de Santo André por 12 anos, de 2003 a 2015. Nesse período, promoveu um grande crescimento pastoral, espiritual e administrativo. Entre os feitos, a edificação do edifício-sede da Mitra Diocesana (Santo André Apóstolo) e a criação de 11 paróquias. Sobretudo, contribuiu na implantação de uma cultura da Misericórdia e no cultivo do amor e respeito pelo ministério presbiteral.

Biografia

Vivenciando a vida religiosa desde a infância, José Nelson Westrupp nasceu na cidade de Imaruí, em Santa Catarina, e completará 82 anos de idade no próximo dia 11 de setembro. Ele é filho de Apolonio Westrupp e de Leonila Berkenbrock, a prima-irmã da Beata Albertina Berkenbrock, que se tornou mártir na mesma cidade, ao morrer com 12 anos (1919-1931).

Realizou a profissão religiosa no dia 2 de fevereiro de 1959. Antes, com apenas 11 anos, ingressou no seminário da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus em 1951. Foi ordenado presbítero em 28 de junho de 1964, em Brusque, também no estado catarinense.

Atuou como bispo da Diocese de São José dos Campos (SP) entre os anos de 1991 e 2003. Sucedeu a Dom Décio Pereira, que faleceu em 2003, como bispo da Diocese de Santo André (SP), e seu episcopado aconteceu entre novembro de 2003 e maio de 2015. Dom Nelson ainda ocupou o cargo de administrador apostólico da Diocese de Lages (SC), entre fevereiro de 2017 e fevereiro de 2018, antes de retornar ao Grande ABC, no primeiro semestre de 2018, onde reside atualmente.

Dom Nelson também fez parte do Conselho Permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), presidiu o Regional Sul 1 por dois mandatos (2003-2011) e, atualmente, é membro da Comissão Especial para os Bispos Eméritos da CNBB.

Em 2019, a biografia de Dom Nelson foi lançada por ocasião dos seus 80 anos de vida. De autoria de Maurinea Santos, o livro de 180 páginas e diversas fotos narra a trajetória do bispo, desde a sua infância, a relação com a família, a caminhada religiosa até os dias atuais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo