Pesar

Morre Dom Jaime Mota de Farias, bispo emérito de Alagoinhas (BA)

Morte foi anunciada pela Diocese de Alagoinhas (BA); Corpo está sendo velado na catedral Santo Antônio

Da redação, com CNBB

Dom Jaime Mota de Farias /Foto: Facebook Diocese de Alagoinhas (BA)

Morre Dom Jaime Mota de Farias, bispo emérito de Alagoinhas (BA). Diocese informou o falecimento na noite desta segunda-feira, 12. O prelado tinha 95 anos.

Dom Jaime estava acometido pela doença de Alzheimer. Nos últimos dias, o seu quadro se agravou.

O corpo está sendo velado na catedral Santo Antônio, em Alagoinhas. Devido a um decreto municipal, a capacidade da igreja será limitada a 30% da lotação.

Biografia e trajetória eclesial

Dom Jaime nasceu em São Bento do Una, interior de Pernambuco, no dia 12 de novembro de 1925. Foi ordenado sacerdote no dia 25 de agosto de 1957.

Foi nomeado bispo auxiliar da diocese de Nazaré da Mata (PE) no dia 21 de julho de 1982. Sagrou-se bispo em Garanhus (PE) no dia 11 de setembro de 1982.

Três anos depois, foi nomeado como o segundo bispo da diocese de Alagoinhas, permanecendo no cargo até 24 de abril de 2002, quando apresentou sua renúncia ao então Papa João Paulo II.

Após a posse do novo bispo diocesano, Dom Jaime permaneceu residindo em Alagoinha e participando das diversas atividades pastorais da diocese. O prelado celebrava missas em sua residência e em comunidades e paróquias daquela Igreja particular.

Nota de pesar da CNBB

Confira a íntegra da nota de pesar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB):

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento de Dom Jaime Mota de Farias, bispo emérito da diocese de Alagoinhas (BA), na noite desta segunda-feira, 12 de abril.

Reunidos na 58ª Assembleia Geral da CNBB, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e ao povo de Deus presente na diocese de Alagoinhas.

Em preces pela alma de Dom Jaime, damos graças a Deus pelos seus 40 anos de dedicação, como segundo bispo, à Igreja particular da diocese de Alagoinhas. 

Diante do testemunho dedicado de Dom Jaime, reiteramos, nesta segunda semana da Páscoa, a certeza de que a vida sempre vence a morte. Como nos aponta a liturgia que celebramos hoje na missa de abertura de nossa assembleia, reafirmamos a certeza de que, mesmo diante da morte, somos sempre convidados a nascer de novo – como nos apresenta o Evangelho de João 3,1-8.

Em Cristo,

Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte, MG
Presidente

Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre, RS
1º Vice-Presidente

Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima, RR
2º Vice-Presidente

Joel Portella Amado
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ
Secretário-Geral

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo