Dia do Catequista

Bispo agradece catequistas e exorta: “Fazer ecoar a Palavra de Deus”

Foi divulgada a mensagem de vídeo do presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, diante da proximidade do Dia do Catequista

Da redação, com CNBB

Foto: Wesley Almeida

Por ocasião do Dia do Catequista, celebrado neste domingo, 27, o arcebispo de Santa Maria e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leomar Antônio Brustolin, dirigiu por meio de um vídeo uma palavra de gratidão e reconhecimento a todos os catequistas.

“Catequizar é fazer ecoar a Palavra de Deus, por isso discípulos são os catequistas. Primeiro, nós acolhemos a Palavra para depois poder comunicá-la, explicá-la. Ser catequista é explicar a Palavra, mas a forma mais eloquente para explicar essa Palavra é o testemunho de vida. Se a Palavra convence, o testemunho arrasta”, disse.

Leia mais
.: Catequistas comentam missão e desafios na evangelização

Dom Leomar reconhece que a missão do catequista não é fácil, mas é uma missão muito feliz. “É uma missão feliz porque é a missão de plantar, não é de colher. É colocar sementes que, talvez, não vejamos os frutos, mas eles vão aparecer na hora certa”, destaca.

“Que você se sinta totalmente renovado. Espante qualquer cansaço, qualquer preocupação porque se Deus está conosco, se é ele o dono da Messe, se ele é o divino semeador, certamente, nós podemos trabalhar com serenidade e paz”.

Catequistas celebrando o Ano Vocacional

O arcebispo convoca os catequistas a celebrar o dia com uma grande ação de graças, relembrando o chamado do Ano Vocacional, para que se sintam renovados e digam mais uma vez “sim” ao Senhor. “Foi Ele quem lhe chamou por várias mediações e oportunidades para entrar nesse caminho”.

“Que Deus lhe abençoe e afaste todos os males e perigos de sua vida. E lhe confirme sua missão e te conceda muita saúde e muita paz. Feliz do catequista!”, exorta Dom Leomar.

Leia também
.: “Anunciar esperança de Jesus é levar alegria”, diz Papa a catequistas
.: Catequistas ajudam a Igreja a ser Evangelizadora, diz Bispo

Carta da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética

Além da mensagem de vídeo de Dom Leomar, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta aos catequistas, com o título “A alegria do encontro”. Além disso, foi divulgada uma proposta de roteiro para a celebração eucarística com bênção dos catequistas e uma outra proposta de roteiro para ser realizada no grupo de catequistas.

Na carta, a Comissão cumprimenta os catequistas pela data festiva na qual comemora-se sua vocação. “Uma primeira palavra que lhe dedicamos é gratidão por tanto comprometimento a serviço da transmissão da fé a todos que lhe são entregues para essa iniciação. Sabemos muito bem dos desafios e preocupações do caminho, por outro lado, conhecemos o incansável esforço que você realiza para responder generosamente à missão que o Senhor lhe confiou de ser catequista em nosso Brasil”.

Igualmente, no texto da carta, a Comissão faz memória agradecendo pelos 40 anos do caminho percorrido no país com a publicação do Documento Catequese Renovada. “Desde então, muito se tem crescido num processo catequético de integração entre fé e vida, culto e misericórdia, verdade sobre Deus e verdade sobre a pessoa. Avancemos ainda mais nesse itinerário”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo