Expectativa

Dom Fernando Saburido comenta proximidade do Congresso Eucarístico

18º Congresso Eucarístico Nacional será realizado de 11 a 15 de novembro: “vai ser muito bonito, muito eficaz”, afirma o arcebispo de Olinda e Recife

Huanna Cruz
Enviada a Aparecida (SP)

Foto: wideonet by Getty Images

A Arquidiocese de Olinda e Recife está em festa pelo 18º Congresso Eucarístico Nacional, que será realizado de 11 a 15 de novembro de 2022. Com o tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”, o Congresso terá Celebrações Eucarísticas, Simpósio Teológico, Catequeses Públicas, Feira Católica, exposições e apresentações culturais.

O evento terá três grandes conferências, nove oficinas, várias catequeses. Cada paróquia vai ter um bispo para assumir os compromissos paroquiais, sobretudo a Eucaristia. Também haverá uma feira com todo material religioso à disposição das pessoas e uma exposição sobre os processos de canonização e beatificação.

“Tudo isso vai ser muito bonito, muito eficaz e esperamos que o congresso corresponda às expectativas. Eu estou contando muito com o povo brasileiro para estar em Recife e viver conosco esse momento de alegria”. As declarações são do arcebispo de Olinda e Recife (PE), Dom Fernando Saburido. O bispo participa da 59ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida (SP).

Acesse
.: Notícias sobre a 59ª Assembleia Geral da CNBB

Dom Fernando Saburido / Foto: Wesley Almeida

Os bispos da Assembleia ficaram animados com a apresentação do Congresso Eucarístico, feita nesta terça-feira, 30. Após a apresentação, os bispos assistiram a um vídeo institucional da Conferência Eucarística e entoaram o hino do Congresso que ocorrerá em Recife.

Dom Fernando ressalta que as expectativas são as melhores possíveis e, nessa reta final, muita gente se disponibilizou para trabalhar pelo Congresso. “Nós estamos muito empenhados para hospedar a todos que desejarem participar, estamos organizando bem o simpósio teológico para que as pessoas tenham uma boa oportunidade de ter informação sobre a Eucaristia”.

A dimensão da caridade

“Queremos levar toda a reflexão para uma dimensão da caridade”, informou Dom Fernando. Ele explicou que esse foi o sentido de se escolher como tema “Pão em todas as mesas”, para que realmente as pessoas possam entender que a Eucaristia leva a fazer o bem.

Essa dimensão caritativa terá um fruto a partir do Congresso. “Vamos ter como consequência do congresso a Casa do Pão, que vai ser um local que vai concentrar todas as pastorais sociais voltadas para os moradores de rua. Vai ser algo que vai acontecer no centro da cidade e vai ser bonito, porque vamos inaugurar durante o Congresso com uma refeição com os pobres e todos os bispos”.

O 18º CEN tem como objetivo, nos cinco dias de atividades, aprofundar e motivar a relação entre fé e vida, através de ações que abordem a dimensão social e profética da Ceia do Senhor, como mesa aberta a todos e sacramento da partilha.

Informações sobre as inscrições para o evento e sobre a programação podem ser obtidas no site oficial do evento (acesse aqui).

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo