Considerada um dos maiores eventos religiosos do país, a Caminhada com Maria foi retomada neste ano na cidade de Fortaleza; evento acontece anualmente desde 2003
Da redação, com Arquidiocese de Fortaleza
A Arquidiocese de Fortaleza, no Ceará, retomou neste ano a tradicional “Caminhada com Maria”, um dos maiores eventos religiosos do país. A caminhada, que completa sua 20ª edição, aconteceu nesta terça-feira, 15 de agosto, durante a Festa de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade.
O evento, que foi declarado patrimônio cultural imaterial do Brasil em 2015, realiza uma procissão pelas ruas da cidade percorrendo doze quilômetros.
“Retomamos nossa caminhada presencial depois de um tempo de pandemia com suas apreensões e restrições. Assim somos chamados a olhar os sinais externos do caminhar para percebê-lo e vivê-lo no seu espírito, no seu significado mais verdadeiro: o caminhar da vida no Amor de Deus”, enfatizou o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi, em artigo.
O tema deste ano foi “Caminhamos juntos com Maria no amor de Jesus”, buscando seguir o apelo do Papa Francisco em promover a vivência da comunhão e da sinodalidade entre os fiéis.
História da Caminhada
A inspiração para a Caminhada com Maria veio do Papa João Paulo II, que, em 2003, declarou aquele ano como o ano do Santo Rosário. A partir disso, o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio, decidiu criar o evento, que se tornou um marco cultural e religioso na região.