POR NOSSA SENHORA

Em Fortaleza, Arquidiocese realiza 18ª Caminhada com Maria

Por conta do distanciamento social, evento foi realizado pela primeira vez em caráter virtual, transmitido pela internet

Por conta do distanciamento social, a 18ª edição do evento foi transmitida pela internet / Foto: Arquidiocese de Fortaleza

Da redação, com Arquidiocese de Fortaleza

Os devotos de Nossa Senhora da Assunção, da cidade de Fortaleza, puderam, mesmo em meio à pandemia do coronavírus, acompanhar, neste sábado, 15 de agosto, mais uma edição da Caminhada com Maria. Depois de dezessete anos nas ruas da cidade, o evento foi realizado on-line.

Com transmissão pelo canal da Arquidiocese, no YouTube, mais de 4500 fiéis assistiram à recitação do Rosário rezado por 20 paróquias com título de Nossa Senhora.

A logística do evento mudou completamente. Apesar da Catedral Metropolitana continuar como base de apoio, as equipes de voluntários, músicos, animadores e rezadores foram reduzidas e tudo funcionou na parte interna do templo.

Perguntado sobre se seria possível realizar a caminhada on-line, o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Aparecido Tosi Marques, respondeu: “Sempre caminhamos com Maria! Ela caminha conosco no caminho da vida. A caminhada pública feita com o pé na rua, nas estradas, é apenas um símbolo. Um símbolo daquela caminhada mais profunda, mais íntima, mais verdadeira, que é a caminhada da sintonia da comunhão de vida. Nossa Senhora está sempre conosco no coração da nossa vida, no coração da nossa cidade”.

O evento foi transmitido pelo canal oficial da Arquidiocese no YouTube / Foto: Reprodução Arquidiocese de Fortaleza

Uma homenagem às vítimas da covid-19 foi feita próximo ao momento da coroação. Um vídeo com testemunhas de pessoas que perderam seus parentes e sofrem com essa perda, pessoas que superaram a enfermidade, além de profissionais da saúde e pesquisadores que se empenham na descoberta da vacina foi apresentado aos internautas.

Um dos momentos mais esperados foi a coroação da imagem da padroeira, antes feita no pátio externo da Catedral por uma centena de crianças vestidas de anjinhos. Neste ano, feita pelo próprio arcebispo Dom José Antônio.

Assim como nos anos anteriores, a Caminhada com Maria foi encerrada às 19h30 com a bênção de Dom José ao povo fortalezense.

A Caminhada com Maria celebra a padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção. Todos os anos reúne multidão de católicos que saem em procissão do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, em direção à Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde a imagem da padroeira é coroada. Desde o seu primeiro ano, 2003, é organizada pela Arquidiocese de Fortaleza e foi decretada em 5 de junho de 2015 como patrimônio cultural imaterial do Brasil, sob a Lei Nº 13.330.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo