Posse em 12/12

Arquidiocese de Brasília se prepara para acolher novo arcebispo

Missa de posse de Dom Paulo Cezar Costa será neste sábado, e seguirá protocolos sanitários em virtude da pandemia

Liana Nunes     
Correspondente em Brasília (DF)

Dom Paulo Cezar Costa toma posse como arcebispo de Brasília (DF) neste sábado, 12/ Foto: Diocese de São Carlos

Dom Paulo Cezar Costa é o quinto arcebispo eleito para a Arquidiocese de Brasília. A missa de posse do prelado será neste sábado, 12, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, com transmissão ao vivo, a partir das 10h30, pela TV, Rádio e pelo Youtube nos canais “Canção Nova Brasília” e “TV Canção Nova”. A participação dos fiéis será restrita e seguirá todos os protocolos sanitários em virtude da pandemia do coronavírus.

Dom Paulo Cezar era bispo da diocese de São Carlos (SP) e, desde a data da nomeação para a Arquidiocese de Brasília, prepara-se para a nova missão. “A expectativa pela posse é grande! Ao longo desse tempo, logo após a nomeação feita pelo Papa Francisco em outubro, estive me preparando para entrar na vida dessa grande Arquidiocese e fazer o melhor para o povo de Deus que habita em Brasília, além de buscar realizar a vontade do Senhor”, afirma Dom Paulo Cezar.   

A missa de acolhida também já está agendada para domingo, 13, às 10h, no Santuário Menino Jesus, em Brazlândia, com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e pelas redes sociais da Canção Nova em Brasília. “Meu objetivo é seguir o desejo do Papa Francisco, atuando diante de uma cultura que promova o encontro e o diálogo construtivo”.   

A arquidiocese de Brasília disponibiliza para os fiéis um subsídio que auxilia na realização de momentos de oração pelo novo bispo, tanto em comunidade como em família. “Peço que rezem para que eu possa começar essa missão com muita alegria, com muita esperança e seguindo todos os direcionamentos dados pelo próprio Deus”, conclui. 

Quem é Dom Paulo Cezar

Dom Paulo Cezar Costa nasceu, no dia 20 de julho de 1967, em Valença (RJ). Foi ordenado padre em 5 de dezembro de 1992, na Catedral Nossa Senhora da Glória, sendo nomeado bispo pelo Papa Bento XVI em 24 de novembro de 2010. Sua ordenação episcopal foi no dia 5 de fevereiro de 2011, no Rio de Janeiro, com o lema “Tudo suporto pelos eleitos” (2 Tm 2,10).      

O novo arcebispo nomeado para Brasília é graduado em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da arquidiocese do Rio de Janeiro, mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Atualmente, é responsável pelo Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), membro do Conselho Permanente da CNBB e membro do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM). Em Roma, é membro da Pontifícia Comissão para América Latina e do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo