Mensagem

Advento: bispos pedem atenção aos pobres e afetados pela pandemia

Conferência Episcopal Portuguesa divulgou mensagem de preparação para o Natal

Da redação, com Agência Ecclesia

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou uma mensagem para o Advento, tempo de preparação para o Natal, que se inicia neste domingo, 29, pedindo atenção aos pobres e sublinhando o impacto da pandemia. “É terrível termos de assumir que, se não cuidamos bem dos pobres e necessitados, também não cuidamos bem de Deus! Mas é agora o tempo favorável”, refere o texto.

Leia mais
.: Pandemia da Covid-19 acentuou pobreza, aponta Cáritas Portuguesa 
.: Santa Sé: reduzir a dívida dos países pobres afetados pela pandemia

A proposta de meditação dos bispos católicos tem como título “Deus vem e enche o nosso tempo de ‘Bom-Dia’!” e é uma iniciativa da Assembleia Plenária, que se reuniu em Fátima de 11 a 13 de novembro. “O Deus que vem não vem mudar as situações. Vem mudar os corações. E são os nossos corações mudados que podem mudar as situações”, escreveram os bispos.

A CEP apela a uma mudança de comportamentos, para que cada um seja capaz de “acolher e responder”. “Bem podia o profeta dizer que Deus desceu à nossa pandemia. E nós, os habitantes da pandemia, bem podemos rever-nos no Salmista que reza: Do ‘confinamento’ invoquei o Senhor» (Salmo 118,5)”. O Advento, que engloba os quatro domingos anteriores ao Natal, marca o início do ano litúrgico na Igreja Católica e é marcado, em 2020, pelas limitações impostas pela Covid-19.

“O andamento do Advento traz-nos um Deus que vem para o meio de nós e da nossa pandemia, e diz: ‘Bom-Dia’, e suplicando ordena: ‘Cuida de mim’”, escrevem os bispos portugueses. “O ‘cuida de mim’ que o pobre balbucia para ti não é opcional: é uma súplica que é um mandamento: não tens opção de escolha; tu é que foste escolhido, tens de responder que sim, debruçando-te sobre o pobre desvalido que ordena e implora o teu auxílio”, acrescentaram.

A mensagem da CEP fala em um tempo de “mudança e de esperança” que deve abrir portas a uma “torrente de bondade”. “O Deus do Advento vem para o meio desta pandemia, pega na nossa mão, muda o nosso coração e envia-nos a mudar a situação. Está aberto o período do Advento: enquanto uns se afadigam na vacina, outros nos hospitais, outros nos lares, nas farmácias, na padaria, empenhemo-nos todos em encher este mundo de Paz, de Esperança e de ‘Bom-Dia’, à imagem e sob a proteção maternal de Maria”, conclui o documento.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo