Missa acontecerá no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade
Da redação, com Arquidiocese de BH
O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebra Missa nesta quinta-feira, 3, às 15h, pelo aniversário de 300 anos de Minas Gerais. A Missa, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, terá a participação do governador do Estado, Romeu Zema.
Tricentenário de Minas Gerais
A data de criação de Minas Gerais é 2 de dezembro de 1720. Naquela época, apenas a faixa litorânea despertava o interesse dos desbravadores, mas a descoberta das jazidas de pedras e metais preciosos onde hoje é Minas Gerais desencadeou o processo de colonização do interior. Para facilitar a administração de seus territórios, Portugal criou a Capitania de Minas, marco da criação do estado mineiro, e Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, tornou-se uma das sedes do governo português, a primeira capital de Minas. Hoje, Minas Gerais é o 4º estado de maior território, 3º mais rico e 2º mais populoso do Brasil.
Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais
Também no século 18, o relato de um milagre inspira o português Antônio da Silva Bracarena a viver como eremita no alto da Serra da Piedade. Lá, uma jovem surda-muda teria avistado Nossa Senhora e, por milagre, passado a falar e a ouvir. O relato motiva a conversão de Bracarena que investiu todos os seus recursos na construção de uma pequena igreja, dedicada a Nossa Senhora da Piedade. O Eremita pediu a seu amigo, Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho para conceber a imagem da Pietá que ainda hoje está no altar da singela igreja. Trata-se de uma das primeiras obras de arte de Aleijadinho, considerado mestre do barroco mineiro.
O Santuário, ao longo dos anos, consolidou-se como um dos principais centros de peregrinação de Minas Gerais, destacando-se pela história, belezas naturais, arte barroca e integração entre fé e natureza. Em reconhecimento à importância do Santuário, no alto da Serra, para os mineiros, São João XXIII, então Papa da Igreja, oficializou Nossa Senhora da Piedade a padroeira de Minas Gerais, em 1960.
Em 2017, quando foram celebrados os 250 anos de peregrinações ao Santuário da Padroeira de Minas Gerais, o Papa Francisco elevou as duas igrejas do complexo arquitetônico no alto da Serra à basílicas. Um reconhecimento sobre a importância do Santuário para a fé cristã católica.