Em uma videochamada para discutir a guerra em curso na Ucrânia, o arcebispo anglicano de Cantuária e o patriarca ortodoxo russo Kirill de Moscou concordaram sobre a necessidade de alcançar uma paz duradoura
Da redação, com Vatican News
Após se encontrar com o Papa Francisco em uma chama de vídeo na tarde desta quarta-feira, 16, o patriarca Kirill de Moscou e toda a Rússia também manteve uma conversa virtual com o arcebispo de Cantuária, reverendo Justin Welby, para discutir a necessidade urgente de paz em solo ucraniano.
Durante a conversa, o chefe da Comunhão Anglicana expressou sua profunda preocupação com a guerra na Ucrânia, a qual classificou como uma grande tragédia.
Guerra não é a solução
De acordo com o comunicado oficial do Palácio Lambeth, o arcebispo reiterou que a guerra e a violência nunca são uma resposta às disputas.
O arcebispo Welby enfatizou a necessidade de encontrar maneiras de viver como vizinhos na Europa sem a agressão e o sofrimento humano, características que fizeram parte da história europeia.
Necessidade das Igrejas estarem unidas pela paz
Ele disse que Igrejas devem estar unidas em seguir o grande chamado de Jesus Cristo para que Seus discípulos sejam pacificadores, permitindo que os políticos façam seu trabalho de estabelecer a liberdade e os direitos de todas as pessoas na Ucrânia.
O religioso, portanto, apelou ao Patriarca Kirill para que juntos discursassem em público pela paz e ressaltou a necessidade urgente de um cessar-fogo.
Ambos líderes da Igreja destacaram a necessidade de alcançar uma paz duradoura baseada na justiça o mais rápido possível e concordaram com uma comunicação contínua.