17 a 23 de fevereiro

Após restauração, tapeçarias de Rafael retornam à Capela Sistina

Iniciativa do Vaticano tem como contexto a recordação  dos 500 anos de morte  de Rafael

Da Redação, com Reuters

O Vaticano abriu uma exceção para uma breve exposição da obra do renascentista Rafael na Capela Sistina, que até então conta com obras de Michelângelo . Embora pareça ter obras primas suficientes no local, o Vaticano decidiu fazer um pouco mais, inserindo também as tapeçarias pertencentes a Rafael.

Pela primeira vez em séculos, todas as 12 tapeçarias projetadas pelo artista foram penduradas nas paredes inferiores da capela, como parte das comemorações que marcam os 500 anos da morte de Rafael. A diretora dos Museus do Vaticano , Barbara Jatta, diz que essas obras sempre foram destinados à Capela Sistina.

“Eles foram concebidos para este espaço e, portanto, pensamos que era a melhor maneira de celebrar os 500 anos da morte do divino Rafael dessa maneira. Desta forma, neste lugar (Capela Sistina), realmente, um lugar universal (de importância), não apenas para artes visuais, mas também para nossa fé “.

Todas as 12 tapeçarias, feitas com seda, lã e fios de ouro e prata, foram cuidadosamente restauradas pelos ambientalistas do Museu do Vaticano. Desde segunda-feira, 17, até dia 23 de fevereiro, elas estarão de volta à Capela Sistina, onde estiveram entre o tempo em que Michelangelo terminou de pintar o teto, em 1512, e quando ele começou a pintar a enorme parede do Último Julgamento atrás do altar principal, em 1536.

Rafael é reconhecido como contemporâneo e “rival” de Michelangelo na Renascença. As tapeçarias, que foram tecidas em Bruxelas a partir de seus esboços, retratam cenas da tradição cristã, como o apedrejamento de Santo Estêvão e a pregação de São Paulo em Atenas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo