Início das obras

Capela Sistina recebe equipamentos para preservar afrescos

A Capela mais famosa do mundo receberá nova iluminação e climatização  para a preservação dos afrescos e melhorar o acesso aos visitantes

Da Redação, com Rádio Vaticano

Capela Sisitina iluminação climatização

As obras tiveram início na manhã desta quarta-feira / Foto: Rádio Vaticano

Uma breve cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 11, marcou o início das obras de instalação do novo sistema de climatização e iluminação da Capela Sistina. O Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Cardeal Giuseppe Bertello, presidiu a cerimônia de bênção das obras e dos trabalhadores. Os trabalhos deverão estar concluídos em outubro.

O cardeal sublinhou que os Museus Vaticanos, dos quais faz parte a capela, não podem ser comparados com outros museus, pois devem representar um itinerário de fé. “E se isto é verdadeiro para os Museus, quanto mais o é para a Capela Sistina”, observou.

Os trabalhos de requalificação do sistema de climatização e iluminação foram promovidos pelo Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano para incrementar o acesso de 700 a 2 mil pessoas por vez na Capela mais famosa do mundo. Serão adotados sistemas para uma melhor limpeza do ar dentro do prédio, ao mesmo tempo em que dará maior atenção à tutela e à conservação dos afrescos.

O novo equipamento de iluminação foi doado pela empresa Osram e  a empresa Carrier fará a doação do material necessário para a climatização.

Segundo o Governatorato, a instalação de novas estruturas é necessário para a preservação dos afrescos, visto que a capela recebe mais de seis milhões de turistas por ano. O número de visitantes  representa, de certa forma,  uma ameaça, em função da umidade dos corpos e da respiração, do anidrido carbônico e das partículas suspensas no ar com a intensa movimentação diária dentro da Capela.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo