Evento na Canção Nova

Após missa de abertura, acampamento PHN entra no seu segundo dia

Programação de atividades desta quinta-feira, 13, inclui o Ofício da Imaculada Conceição, pregações com Pitter Di Laura e padre Paulo Ricardo, paralelas, missa e shows 

Julia Beck
Da redação

Padre Edmilson durante missa de abertura do Acampamento PHN 25 anos /Foto: Bruno Marques

Nesta quinta-feira, 13, segundo dia do Acampamento PHN 25 anos, a programação na sede da Comunidade Canção Nova está repleta de atividades. Entre elas estão o Ofício da Imaculada Conceição, pregações com Pitter Di Laura e padre Paulo Ricardo, Terço da Misericórdia, paralelas com Cassiano Meirelles e Vitor Leal e missa com o padre Paulo Ricardo. À noite, shows da Colo de Deus, Emanuel Stênio e Rosa de Saron.

O tema do evento deste ano celebrativo – 25 anos de PHN – é “Dignos das promessas”, inspirado na oração da Salve-Rainha. A abertura do acampamento aconteceu na noite desta quarta-feira, 13, com a Missa do clube da evangelização presidida pelo Padre Edimilson Lopes.

Homilia

Em sua homilia, o sacerdote refletiu sobre a Primeira Leitura, retirada do Livro do Gênesis, e que era um desdobramento da história de José do Egito. Padre Edmilson recordou que o jovem, querido na casa de seu pai e olhado com predileção pelo mesmo, viveu uma difícil situação desencadeada pelo olhar de inveja de seus irmãos.

“Eles bolaram um meio de descartar José. Primeiro pensaram em matá-lo (…), depois o venderam como escravo”, contou. Chegando no Egito, o padre recordou que José foi deixado na casa do Faraó. “Lá, ele não fica reprimido diante daquilo que ele vivenciou com os irmãos, não fica traumatizado ou choramingando, ao contrário, José ‘vai para cima’ – numa linguagem bem jovem”, disse o sacerdote.

Não abrir mão das convicções

Padre Edmilson destacou que José tem um olhar de destaque porque não parou na sua realidade histórica. “Ele exerce dentro do Palácio influências e chega a um grau que atrai os olhares da esposa do faraó. Ela se mostra desejosa em assediá-lo e ele mantém suas convicções de hebreu. Ele conservava dentro dele as suas raízes religiosas. Dentro do coração de José, havia uma convicção sobre Deus que ele havia aprendido com o seu pai, Jacó”.

Voltado para os jovens que estão participando do PHN, padre Edmilson pediu que voltem às suas convicções, que não abram mão delas e nem as negociem. “Não se deixem levar pelo modismo”, alertou.

O padre recordou então que José não aceitou e não cedeu à proposta de adultério da mulher do faraó, que o acusou então de assédio. Deste modo, o jovem foi jogado no cárcere por um tempo determinado.

As fraquezas não podem ser determinantes

Padre Edmilson durante missa de abertura do Acampamento PHN 25 anos /Foto: Bruno Marques

“Mais uma vez, ele não fica remoendo ou choramingando. No cárcere, ele encontra dois copeiros do faraó. Os dois têm um sonho e José interpreta os sonhos dos dois. Por causa dessa interpretação, José depois é elevado”, pontuou.

O faraó teve então um sonho que ninguém conseguiu interpretar, disse o sacerdote. “Foi então que o copeiro se lembrou de José e o faraó o mandou chamar. José interpretou o sonho do faraó. Então uma seca se alastrou naquela região, e José já havia sido inspirado por Deus não só para se salvar, mas para salvar um povo”.

Padre Edmilson lembrou então o que Jesus disse: “Estamos no mundo, mas nós não somos do mundo”. O sacerdote pediu aos jovens que se mantenham fiéis ao que cantam no PHN quando afirmam que “o lugar deles é o céu”. Essa frase, de acordo com o padre, não pode ser esquecida ao retornar para casa. Ao sair da Canção Nova, a juventude não deve voltar para o “inferno” de uma vida antiga, mas sempre se lembrar que o lugar deles é o céu.

No PHN, ser saciado por Deus

“(…) O PHN vai tentar mostrar Deus. Que você seja um pouquinho saciado”, desejou o sacerdote. O pedido do padre é que a juventude faça a diferença, não seja como Judas, o traidor, mas como José, o fiel.

Padre Edmilson incentivou os jovens a se questionarem, não seguirem a “maioria barulhenta”, pois o barulho passa. “Depois que José foi provado, ele foi aprovado por Deus. Demorou, mas quando Deus o aprovou, Ele o colocou no topo”, afirmou.

“Durante todo aquele período, mesmo sendo provado pelos irmãos, pela esposa do faraó, pelo cárcere, ele foi elevado. Para chegar no topo é preciso passar pelo teste do tempo”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo