BURKINA FASO

"Ao sangue dos terroristas, respondemos com amor", afirma bispo de Dori

Após o ataque a uma paróquia que custou a vida a 12 pessoas, o bispo da diocese atingida e presidente da Conferência Episcopal local, relata a reação da sua Igreja

Da redação, com Vatican News

Família foge com seus pertences após um ataque a um vilarejo em Burkina Faso / Foto: Reprodução Reuters

Dom Laurent Birfuoré Dabiré conhece apenas uma maneira de reagir aos homens armados que atiraram contra alguns fiéis reunidos em uma capela de sua diocese enquanto estavam em oração: “a única resposta é o amor, a paz”. Ele é o bispo de Dori, a parte da Igreja de Burkina Faso que fica na fronteira norte do país da África Ocidental e inclui a paróquia do vilarejo de Essakane, onde os terroristas invadiram em 25 de fevereiro e realizaram o massacre que chocou o mundo.

Um martírio

Em sua reconstrução com a mídia do Vaticano, o prelado — que também é presidente da Conferência Episcopal local — destaca detalhes pouco conhecidos do que talvez possa ser descrito como um verdadeiro martírio. Naquela manhã, os fiéis tinham ido à igreja paroquial para o culto dominical sem a presença de um padre. Após a segunda leitura e a proclamação do Evangelho, um catequista estava prestes a fazer uma exortação sobre a Palavra de Deus quando os terroristas entraram e começaram a atirar. “Eles atingiram apenas nos homens, poupando as mulheres que conseguiram fugir para fora da capela”, lembra o bispo, que explica que “o número de vítimas ainda é incerto: testemunhas falam de 12 mortos e 8 feridos, mas estamos aguardando a confirmação oficial”.

Nenhuma perseguição

Embora até agora não tenha havido nenhuma reivindicação de responsabilidade e o massacre pareça ter sido bem preparado, dom Dabiré está convencido de que a motivação não é o ódio contra os cristãos. O bispo explica que essa sua certeza é apoiada pelo fato de que “no mesmo dia do ataque à paróquia, um ataque terrorista ocorreu em outro lugar do país, no qual perderam a vida o mesmo número de pessoas mortas em Essakane”. A estratégia dos terroristas, portanto, seria uma tentativa flagrante de “instrumentalizar as religiões para criar confusão na nação, colocar as diferentes comunidades umas contra as outras e dar a impressão de que há uma guerra religiosa em andamento. Posso afirmar com certeza que não há alguma perseguição em andamento contra os cristãos”.

Paz contra a violência

Paz, fé e esperança são os três substantivos que o pastor da diocese de Dori vem usando há dias para pedir a seus fiéis que continuem vivendo a caridade cristã sem cair na tentação de responder à violência com violência. “Nós, cristãos”, diz ele, “não temos outra maneira de viver: devemos basear nossas vidas no Evangelho. Nosso relacionamento com os outros deve ser baseado na fraternidade, na amizade e na ajuda mútua. Devemos evitar que se diga que pertencemos a uma religião que medita sobre a vingança. Isso não é verdade”.

Igreja aberta ao diálogo

A Igreja em Burkina Faso — um país onde a maioria é muçulmana e os cristãos somam cerca de 30%, seguidos por aqueles que pertencem às religiões animistas tradicionais africanas — enfrenta a questão terrorismo há quase dez anos, o que está bloqueando as atividades de muitas dioceses. Dom Dabiré relata que “mais de 30 paróquias estão fechadas, enquanto algumas dioceses, como Dori, Fada N’Gourma, Nouna e Dédougou, estão paralisadas”. Mas as pessoas não perderam sua fé nem sua esperança. “A nossa”, acrescenta ele, “é uma Igreja rural, de pessoas simples. Não há falta de vocações, elas estão crescendo. Temos também um grande grupo de catequistas que são líderes de pequenas comunidades rurais. Além disso, praticamos uma pastoral frutífera de diálogo com muçulmanos e líderes de religiões tradicionais africanas”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo