Ano de São José

Advento: São José é exemplo de proteção e fé, diz padre 

Liturgia do Advento apresenta São José como o guardião da Sagrada Família

Denise Claro 
Da redação 

Liturgia apresenta São José como o patrono da Sagrada Família./ Foto: Arquivo

Neste domingo, 28, teve início o Tempo do Advento, período dedicado à preparação para o Natal. Neste ano, em especial, em que o Papa Francisco convida a Igreja a viver o Ano de São José, seu exemplo e testemunho podem ser lembrados e guiar os passos daqueles que querem viver bem este tempo. 

Padre Silvio César (SDB) afirma que situar a figura de São José no nascimento de Jesus e neste contexto da liturgia do Advento é algo que se torna quase natural. 

“Mesmo que não tenhamos muitos elementos de São José na Sagrada Escritura, o que temos é o suficiente para destacar a figura da sua paternidade protetora. Esse homem que abriu o seu coração à mensagem do anjo, dispôs a sua vida com esse ‘sim’, também ele incondicional, assim como o de Maria. Ele assume o papel que, sobretudo na tradição da família, comporta à figura do pai. Cuidar da esposa grávida, dos preparos para este nascimento, e do Filho que está chegando.”

O sacerdote lembra que, na liturgia do Advento, é trazida sempre a figura de Maria, que tem o Menino em seu ventre, nas leituras de Isaías. Mas que a figura paterna de José, apesar de discreta, está sempre com Maria, caminhando com ela, protegendo-a para todas as suas necessidades. 

“É nesse olhar que nós podemos trazer carinhosamente a figura de José neste tempo do Advento. Esperamos o Cristo, e esperar é atitude daquele que também se prepara. Nós preparamos a nossa casa, preparamos as nossas igrejas para o Natal. São José foi aquele que preparou por primeiro o verdadeiro lugar da chegada de Jesus. Preparou e prepara os nossos corações para este bonito acontecimento da chegada do menino Deus.”

Espera operante 

São José é o homem que espera com uma espera operante e com fé, diz o padre. 

“Não é aquela pessoa que senta e fica aguardando. Ele está agindo, cuidando disso, ele vai buscar o lugar para que o Menino nasça, cuidar de Maria, experimentar portas e corações fechados, vai tentar dispor daquele lugar simples, daquela gruta. Isso é uma atitude de uma espera operante e também vigilante. São José está atento a tudo. Desde o momento em que o anjo o encontra e ele também dialoga com o anjo e assume o seu papel nessa paternidade, José também dá um testemunho de fé. Ele é um homem que acreditou.”

A trajetória da Sagrada Família

São poucos os versículos e as páginas que citam o que a Sagrada Família viveu, mas é um relato intenso. 

“O que essa família teve que sofrer para esse nascimento, quando muitos queriam encontrar o menino mas não para o adorar, mas para o matar, ameaçar o Rei. Então José toma Maria, toma essa criança e foge. A humildade e a simplicidade, poder dar ali sua contribuição para que o Menino pudesse ser entronizado no templo. A história é muito interessante, mostra São José como um homem de presença, ele é protagonista, cuidador, curador e protetor. José protege Maria dos comentários, de ser apedrejada. Que honra para este homem, para este carpinteiro, proteger o Filho de Deus.”

Ano de São José 

Essas são as atitudes que se sobressaem em José e no seu exemplo para os fiéis, especialmente neste Ano a ele dedicado que termina em 8 de dezembro próximo. A Igreja pode celebrar de tantas formas a figura simples, humilde e profunda do Guardião da Sagrada Família. 

“Que São José, patrono das famílias, juntamente com Maria e Jesus, possa nos proteger, ajudar-nos a ser guardadores da fé neste momento em que vivemos. Que este Natal possa ser de esperança para tantas famílias que padecem. Para que, em São José, nós tenhamos muita esperança, otimismo, vigilância e fé, e possamos receber muitas Graças em nossos corações.”, conclui padre Sílvio. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo