Proximidade

ACN enviará ajuda a mais de 140 dioceses da Índia

Pacote de ajuda emergencial será destinado ao país para aliviar o sofrimento das comunidades católicas e dos que sofrem com a pandemia

Da redação, com ACN

Foto: ACN

A ACN acaba de aprovar um novo pacote de ajuda para padres, religiosas, catequistas e famílias em mais de 140 dioceses da Índia. O país está lutando para sobreviver com a crise gerada pela pandemia e suas consequências.

O novo pacote de ajuda inclui quase 200 projetos separados. A ajuda fornecerá aos membros da Igreja os meios essenciais para continuarem seu ministério pastoral. Além disso, as medidas ajudarão as paróquias mais pobres e necessitadas a apoiar doentes da Covid-19 ou que sofrem as suas consequências.

Leia também
.: Pandemia: Papa envia mensagem de solidariedade à Índia

Alguns dos projetos incluirão funcionários e famílias de pessoas que trabalham em instituições administradas por congregações religiosas e dioceses – especialmente escolas e centros pastorais – que foram forçados a fechar pela pandemia, deixando muitas pessoas sem qualquer fonte de renda.

Auxílio para a comunidade católica

Quando a Índia foi atingida pela primeira onda da covid-19, entre junho e setembro de 2020, as comunidades católicas eram geralmente capazes de lidar com a crise utilizando suas escassas reservas. Mas esta segunda onda maciça de infecções pegou as dioceses com os cofres vazios, principalmente as congregações locais, que carecem de todo tipo de apoio de fora do país.

Esta situação desastrosa está afetando a Igreja em toda a Índia. Isso acontece em todos os estados federais, de Arunachal Pradesh, no nordeste, a Kerala, no sudeste do país. E assim a ACN lançou um amplo programa de ajuda em todo o país. Ele inclui o fornecimento de EPI – máscaras, gel desinfetante, luvas e protetores faciais – para padres, catequistas e religiosas, que ainda mantêm contato face a face com regularidade aos afetados pela pandemia como parte de seu trabalho, missão e vocação.

Leia mais
.: Caritas apela à solidariedade na Índia por situação da covid-19
.: Bispos da Índia organizam Serviço Nacional de Oração contra a pandemia

Trabalho dos catequistas é vital na Índia

Como sempre, os catequistas desempenham um papel vital na Índia. Em muitos lugares proporcionam um elo indispensável entre as paróquias centrais e as aldeias e povoados periféricos. Muitas vezes chegam a 30 ou mais em uma única paróquia. Portanto, eles são a conexão vital entre o sacerdote e o povo. Conhecem os fiéis locais, organizam a vida de oração da comunidade. Mas, na situação atual, seu papel se tornou ainda mais importante. Afinal, em muitos lugares agora é quase impossível que o padre os visite, por causa das restrições do governo.

O kit de ajuda também possibilitará a obtenção de aparelhos de filtragem de ar e máscaras de oxigênio para uso emergencial. O programa incluirá ajuda para o tratamento médico e cuidado de padres e religiosos. Haverá, também, apoio de emergência para as famílias mais necessitadas nas paróquias mais pobres das dioceses.

Mais de 140 dioceses indianas receberão apoio da ACN. O pacote de ajuda da ACN incluirá 136 projetos de auxílio emergencial e medidas para combater a covid-19. Haverá, também, mais de 56 projetos de ajuda existencial para sacerdotes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo