Mês missionário

Abertura da Campanha Missionária 2020 terá programação especial

Em outubro, a Igreja Católica no Brasil celebra o mês missionário; dentre as iniciativas está a Campanha Missionária

Da redação, com POM

Campanha Missionária 2020 será lançada na segunda-feira, 28 / Foto: Divulgação POM

Na próxima quinta-feira, 1º de outubro, a Igreja Católica celebra a Festa de Santa Teresinha do Menino Jesus – padroeira das missões, e, em todo o Brasil, também terá início o mês missionário.

Para marcar essa data, o presidente da Comissão Missionária da CNBB, Dom Odelir José Magri, presidirá uma Missa de abertura do mês dedicado às missões no Santuário Nacional de Aparecida, às 9h.

Nesta segunda-feira, 28 de setembro, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) realizam uma Live para o lançamento da Campanha Missionária, às 19h. A transmissão será pelo Facebook das POM (@POMBrasil1) e terá a participação de Dom Odelir José Magri, da presidente da CRB Nacional, Ir. Maria Inês Ribeiro, e do diretor das POM no Brasil, Pe. Maurício Jardim.

Dia Mundial das Missões

Convocado pelo Papa Francisco, o Dia Mundial das Missões, a ser celebrado no penúltimo final de semana de outubro (17 e 18), quer ser uma expressão fraterna de todo o povo, através da oração e da colaboração ao Fundo Universal de Caridade, que mantém projetos nas áreas da saúde, educação, obras sociais, hospitais, leprosários, asilos, orfanatos, atendimentos à família e formação missionária em todo o mundo.

No Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias organizam durante o mês de outubro a Campanha Missionária, com o objetivo de promover a animação e cooperação com os territórios de missão nos cinco continentes. No ano de 2019, a Igreja do Brasil contribuiu com o Fundo Universal de Caridade com a doação de um total de R$ 8.854.027,17.

Comunidades fazem a animação do mês missionário

Todas as arquidioceses, dioceses e prelazias receberam subsídios de animação missionária: novena, cartaz, oração e envelope para a coleta missionária, que é realizada no penúltimo final de semana de outubro, no Dia Mundial das Missões. De todo o recurso obtido, 80% destina-se à Congregação para a Evangelização dos Povos, em Roma, a qual mantém 1.050 Igrejas particulares, nas periferias mais necessitadas do mundo. Os 20% restantes ficam no Brasil na ajuda às Obras Missionárias e a projetos locais.

A oferta do Dia Mundial das Missões ajuda o Papa na obra de Evangelização nas Igrejas particulares (Obra da Propagação da Fé), na formação do clero local (Obra São Pedro Apóstolo), na educação de uma consciência missionária das crianças e adolescentes (Obra da Infância e Adolescência Missionária) e na formação missionária da fé dos cristãos (Pontifícia União Missionária).

.: Saiba mais sobre a Campanha Missionária

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, realizada sempre no mês de outubro, na Igreja de todo o Brasil. Colaboram nesta ação a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).

Mesmo vivendo um tempo diferente, em que o mundo passa por uma pandemia que mudou nossas relações, a Campanha Missionária em 2020 quer ser um sinal de esperança para tantas vidas doadas de forma solidária. O tema escolhido “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) irão nos ajudar no crescimento da consciência missionária.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo