AUXÍLIO

Fundo instituído pelo Papa envia ajuda à África e América Latina

Fundo elaborado pelo Papa Francisco junto às Pontifícias Obras Missionárias vai em socorro de comunidades e da Igreja missionária que sofrem pela pandemia

Da redação, com Agência Fides

“A pandemia expôs a difícil situação para os pobres e a grande desigualdade que reina em todo o mundo”, disse o Papa Francisco na catequese do dia 19 de agosto. “O vírus, que não faz quaisquer exceções entre as pessoas, revelou as grandes desigualdades e discriminações ao longo do caminho de destruição que deixou. E as potencializou”, reiterou.

Para responder às consequências da pandemia de Covid-19, que não são apenas de natureza sanitária, o Papa criou um Fundo de Emergência junto às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que há vários meses responde aos pedidos das dioceses do mundo missionário, marcado pela pobreza e desigualdades que foram potencializadas neste período.

A ajuda mais recente foi enviada a várias circunscrições eclesiásticas da África e da América Latina.

Em Ruanda, onde as consequências da longa guerra dificultam o trabalho de evangelização, existem quatro dioceses para as quais o Fundo de Emergência das POM enviou o auxílio solicitado, que será utilizado pelas paróquias, sobretudo para a compra de material médico e prevenção necessária para equipar os locais de culto e assim permitir a retomada das celebrações com segurança.

Ainda na África, as igrejas de Gikongoro, Cyangugu, Kigali e Nyundo foram severamente atingidas pela pandemia, seja em nível pastoral ou econômico. Embora o empenho em tornar os leigos corresponsáveis pela missão da Igreja tenha dado bons frutos no que diz respeito às necessidades materiais, infelizmente os cofres das paróquias estão vazios. A suspensão das celebrações e da administração dos sacramentos, a interrupção das aulas de catecismo e das atividades grupais, bem como a perda do trabalho de muitos, impossibilitaram donativos e contribuições financeiras dos fiéis.

Em Madagascar, que há muito sofre com uma “economia de sobrevivência”, a situação se tornou dramática com a pandemia. A diocese de Farafangana, que vive uma situação similar à de todo o país, sofreu graves consequências em todos os setores: o isolamento bloqueou os agricultores e pequenos comerciantes que sobreviviam vendendo seus produtos nos mercados; os pais não podem fornecer alimentação diária à família, comprar medicamentos e pagar as mensalidades escolares; o sistema de saúde se tornou ainda mais precário.

Situação grave também na América Latina

A América Latina também foi atingida pela pandemia que agravou o quadro de pobreza e a marginalização. Na Colômbia, a ajuda do Fundo das POM servirá para apoiar os sacerdotes do Vicariato Apostólico de Puerto Carreno, empenhados na evangelização de indígenas, camponeses e colonos.

Ainda no Equador, no Vicariato Apostólico de Napo, é necessário garantir alimentação e meios de transporte para 24 sacerdotes que estão ativamente empenhados no anúncio do Evangelho e nas obras de assistência social, percorrendo também grandes distâncias diariamente, fornecendo ainda medicamentos para cinco padres doentes.

No Vicariato Apostólico de Puerto Ayacucho, na Venezuela, duas comunidades das Irmãs Missionárias da Consolata, empenhadas em atividades pastorais, educativas e assistenciais para os filhos de famílias marginalizadas, necessitam especialmente da ajuda do Fundo das POM. A pandemia tornou a vida ainda mais difícil.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo