Para download

POM disponibiliza, on-line, material para novena missionária

Com a pandemia do novo coronavírus, materiais para o mês missionário estão sendo apresentados de forma digital

Da Redação, com POM

Diante do cenário de pandemia, as Pontifícias Obras Missionárias estão apresentando os materiais de animação do mês missionário, celebrado em outubro, de forma digital. A novena missionária e todos os materiais da Campanha Missionária 2020 estão disponíveis para download no site das POM. Também é possível fazer a compra dos livros da novena missionária e receber em casa.

Neste ano, a campanha missionária traz como tema “A vida é missão” e lema “Eis-me aqui, envia-me”(Is 6,8), passagens que destacam a dimensão existencial da missão. “Ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. Está na ordem do ser. É existencial, identidade, essência e não se reduz a algumas horas do dia”, informa o site da entidade.

A Igreja no Brasil celebra o mês missionário desde 1972 e, para motivar a vivência do mês, são produzidos materiais que ajudam na reflexão e animação missionária. Os cartazes, novenas, santinhos, mensagem do Papa e envelopes já foram enviados pelas POM a todas as Arquidioceses, Dioceses e Prelazias do país. O único item cobrado da diocese é a novena missionária e os demais materiais são enviados gratuitamente.

Com o cenário de pandemia, as POM sugerem uma adaptação do material a esta nova realidade e que os conselhos missionários e coordenações de pastoral facilitem o acesso de materiais impressos e virtuais às famílias para realizarem a novena em casa. Também se incentiva o lançamento virtual da campanha, formações não presenciais e lives para refletir o tema e rezar a novena missionária.

A coleta Missionária realizada no penúltimo final de semana de outubro (17 e 18) se mantém, uma vez que foi confirmada pela Congregação para Evangelização dos Povos. Para facilitar as doações em tempos de pandemia, será criado um QR Code para doações espontâneas, não excluindo os repasses que cada Igreja local envia para as Pontifícias Obras Missionárias para serem repassados ao fundo internacional de solidariedade, administrado pela Congregação para Evangelização do Povos.

Na Solenidade de Pentecostes, em 31 de maio passado, o Papa Francisco publicou a mensagem para o Dia Mundial das Missões que acontecerá no dia 18 de outubro de 2020. “Desejo manifestar a minha gratidão a Deus pelo empenho com que, em outubro passado, toda a Igreja viveu o Mês Missionário Extraordinário. Estou convicto de que isso contribuiu para estimular a conversão missionária em muitas comunidades no caminho indicado pelo tema “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”.

Com base nesta mensagem do Papa Francisco, a Congregação para Evangelização dos Povos e o presidente internacional das Pontifícias Obras Missionárias, Dom Giampietro Dal Toso, confirmaram a realização da Campanha Missionária 2020.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo