Dia dos Santos Arcanjos

40 dias com São Miguel: Frei Gilson e fiéis contam experiência de oração

Prática devocional conhecida por muitos como “Quaresma de São Miguel” é incentivada e foi realizada de forma on-line pelo presbítero; iniciativa chegou a reunir virtualmente mais de 320 mil pessoas

Julia Beck 
Da redação

Frei Gilson durante 40 dias com São Miguel /Foto: Instagram – Frei Gilson

Muitos católicos viveram, nos últimos 40 dias, a “Quaresma de São Miguel”. O período de oração, que será concluído nesta sexta-feira, 29 (dia em que a Igreja celebra os Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael), não é uma prática devocional nova, mas que ganhou maior força nos últimos anos.

O Santo Rosário nos “40 dias com São Miguel Arcanjo” é uma ação do Carmelita Mensageiro do Espírito Santo, Frei Gilson da Silva Pupo Azevedo, que vem contribuindo para a popularização desta “Quaresma”. Desde 15 de agosto, por meio de uma live transmitida, todos os dias, em sua conta oficial no Instagram, o sacerdote se uniu em oração com cerca de 240 mil fiéis (neste último dia, a transmissão chegou a alcançar a marca de mais de 320 mil pessoas – um recorde) às 4h da manhã.

O desejo de iniciar a oração dos “40 dias com São Miguel Arcanjo” surgiu na vida de Frei Gilson após visita ao Monte Gargano, na Itália. “Ali, entendi a importância de São Miguel na minha vida, enquanto sacerdote, na vida do povo de Deus e da Igreja”.  A partir daquela experiência com o arcanjo, sentiu o desejo de iniciar esta prática devocional iniciada primeiramente por São Francisco de Assis.

O presbítero explica que este tempo de oração é devocional, não litúrgico, e segue as mesmas práticas da Quaresma da Igreja. “Nós dedicamos mais tempo à oração, por isso a oração do rosário é prolongada na presença de Deus com meditações, Santa Missa e pregação. É um momento vasto de oração e, ao mesmo tempo, de penitência, por isso acordar às 4h da manhã. Também olhamos para o próximo, os mais necessitados. Juntando essas três realidades que a Igreja nos ensina, entendemos que vivemos um período muito profundo”, explica.

Frei Gilson esclarece que costuma utilizar o termo “40 dias com São Miguel”, ao invés de Quaresma, para que as pessoas não confundam com a Quaresma da Igreja.

Mover de Deus

O Carmelita Mensageiro do Espírito Santo afirma perceber o quanto este tempo de oração tem reunido mais adeptos no Brasil. Ele recorda que os “40 dias com São Miguel” não é uma iniciativa nova. No entanto, observa que, agora, ela chega a uma nova “explosão”. “Eu diria que teve um início há uns anos, e agora, por um mover de Deus, está acontecendo uma nova onda de pessoas que estão aderindo aos ‘40 dias de oração com São Miguel’.”

Leia mais
.: Pregadores comentam a devoção aos Santos Arcanjos

A popularização da prática devocional é atribuída por Frei Gilson a “um desejo do céu”, “uma intervenção divina”. “Há tantas pessoas reunidas 4h da manhã sem dormir, perdendo seu sono para viver estes dias de oração. Isso só pode ser um chamado do céu, tanto para mim quanto para este povo. Não podemos atribuir isso a uma realidade, um desejo e uma vontade humana. Isso tem uma intervenção divina. As pessoas não estão acordando à toa, elas se sentem fortalecidas por Deus”, opina.

Vivência do momento de oração

Patrícia Corrêa /Foto: Arquivo Pessoal

A orientadora educacional de 51 anos, Patrícia Adriana Corrêa Ferreira; a maquiadora profissional de 24 anos, Maria Eduarda de Almeida Oliveira Molina; e a comerciante de 44 anos, Mayra de Oliveira Bastos, estão entre os mais de 240 mil católicos que se uniram on-line ao sacerdote nestes 40 dias de oração com São Miguel.

Patrícia conta que o que a moveu, há alguns anos, a viver estes dias de oração foi o desejo de realização de “um impossível”. “Depois virou uma devoção. Todo ano, espero ansiosa a Quaresma. E por acreditar piamente na força e intercessão de São Miguel”, disse.

“Sempre gostei de escutar a meditação da Palavra todos os dias com o Frei Gilson, e, em uma delas, ele falou com tanto amor sobre a Quaresma de São Miguel que quis experimentar isso. Eu nem imaginava que existia uma Quaresma para São Miguel, não conhecia nem muito sobre esse arcanjo. E aí Deus despertou esse desejo em mim e me propus a fazer. Foi a minha melhor escolha!”, conta Maria Eduarda.

Há aproximadamente 10 anos, Mayra e sua família rezam 40 dias de oração com São Miguel. Porém, este ano, ela ficou sabendo das lives com o Frei Gilson durante a madrugada, e então decidiu se unir a outros católicos na vivência da penitência de acordar às 4h da manhã para a oração do Santo Rosário.

Graças alcançadas

Já é o segundo ano que Maria Eduarda realiza esta prática devocional. “Toda vez é uma experiência maravilhosa, sentimos muito Deus falando conosco, curando nossas feridas, traumas, medos… me sinto mais forte a cada Quaresma. São Miguel nos levanta para a fé, para a comunhão com Deus, e é sempre uma bênção”, afirma. Este ano, segundo a maquiadora, viver os 40 dias com São Miguel foi desafiador, com muitas tentações e sono constante. No entanto, ela comemora a vitória de concluir o propósito deste tempo oracional.

“È impossível não enxergar o poder e a força de São Miguel na Igreja e no mundo” – Frei Gilson

“Ano passado, eu havia colocado o meu casamento como propósito. (…) Foi uma bênção muito maior do que eu esperava! Dia 29 de julho deste ano, eu me casei, e no dia do meu casamento ficou ainda mais claro o cuidado de Deus e o cumprimento da sua promessa. (…) Até chegar a graça não foi um caminho fácil; foi difícil, no começo, entender as renúncias que temos que fazer para seguir Cristo”, comenta.

Mayra é devota de São Miguel e revela que as graças alcançadas em sua vida foram sentidas nos pequenos detalhes do cotidiano. Já Patrícia revela que, em 10 dias de oração, alcançou as 3 principais graças que pediu: a restauração de seu casamento, a reconciliação de dois familiares e uma providência financeira.

Devoção

Frei Gilson durante 40 dias com São Miguel /Foto: Instagram – Frei Gilson

“A Bíblia nos diz que foi São Miguel Arcanjo quem expulsou satanás do céu. Lúcifer foi um anjo soberbo. Diz a Bíblia, em Apocalipse, que houve uma batalha no céu, e Miguel com os seus anjos guerrearam contra Lúcifer, e este foi expulso do céu. Alguns estudiosos dos anjos vão nos ensinar que Miguel não era o ‘anjo mais poderoso da hierarquia celeste’, mas sim um anjo pequeno, por isso venceu Lúcifer. Lúcifer cai por conta do seu orgulho, porque se sentiu grande. Miguel é o pequenino, o anjo humilde, e o humilde vence o orgulhoso”, reflete Frei Gilson.

O presbítero ressalta que o arcanjo teve uma missão nessa batalha e continua tendo no mundo de hoje até a volta de Jesus Cristo. Para ele, é impossível não enxergar o poder e a força de São Miguel na Igreja e no mundo.

Ao falar sobre sua devoção a São Miguel, Patrícia afirma que o arcanjo ensina a humanidade a ter um amor mais puro por Deus. “Não sabemos amar a Deus. Mas São Miguel faz crescer em nós esse amor que nos refaz, nos constrange, nos reergue e alimenta a esperança de que, seja qual for a situação, Deus nunca nos abandona. E que a dificuldade não é sinal de derrota. Ele nos ensina a paciência para suportar as demoras de Deus. São Miguel é um socorro muito certo”, acrescenta.

Maria Eduarda de Almeida /Foto: Arquivo Pessoal

Maria Eduarda não conhecia muito sobre São Miguel, mas relata que, quando começou a entender quem era o arcanjo e a sua história, ficou fascinada. Desde então, ela revela que não fica um dia sem pedir seu auxílio e sente muito a mudança em sua vida. “É ele quem leva meus pedidos a Deus e me ajuda em todas as minhas batalhas do dia. São Miguel para mim é sinônimo de obediência e força. Tento seguir nesse caminho!”.

São Miguel e Nossa Senhora são sinônimo de proteção e defesa para Mayra. “Eles intercedem por mim e pela minha família. Por conta das quaresmas que fazemos, sempre recorrermos a ele”, ressalta.

Por que fazer os 40 dias com São Miguel?

Frei Gilson aconselha aqueles que nunca fizeram os 40 dias com São Miguel, a fazerem essa experiência. Ele lembra que ele pode ser feito de forma particular ou em grupo. No entanto, afirma que a experiência de rezar junto com outras pessoas é diferente. “Eu sempre rezei sozinho, fiz minhas penitências, mas quando comecei a rezar com o povo, eu senti uma força diferente e todo mundo que participa sente o mesmo”, frisa.

Este ano de 2023, o presbítero conta que muitas pessoas se uniram a ele pela primeira vez de forma remota na oração a São Miguel. “Eles lamentaram não terem descoberto antes. Você que nunca fez, experimente! A Quaresma de 2023 foi uma bênção. Já estamos nos preparando para as próximas. Os testemunhos já são gigantes de curas milagrosas, conversões…”, complementa.

Mayra de Oliveira /Foto: Arquivo Pessoal

A comerciante Mayra opina que o que é bom sempre deve ser passado adiante, por isso revela que aconselha muitos a aderirem a este tempo de oração. “Além de sabermos das graças que podem ser recebidas através desta quaresma, devemos levar em conta também o bem-estar espiritual que ela nos traz”. Maria Eduarda também incentiva os católicos a viverem esta prática devocional. Ela sublinha que a mudança de vida gerada por esta experiência é maravilhosa.

“Quando você deixa Ele entrar, tudo fica novo, fica mais leve, e você realmente sente que encontrou o seu lugar. A experiência de estar ali, 40 dias orando e clamando a Deus, traz muitas bênçãos, principalmente as bênçãos espirituais… e com essa sua escolha, você pode também transformar vidas, você pode transformar o seu sofrimento em alegria e transformar a sua família, seus amigos, e todos ao seu redor”, destaca a maquiadora.

Patrícia testemunha que costuma partilhar com algumas pessoas a sua experiência em rezar os 40 dias com São Miguel. A orientadora educacional revela que muitos aderiram à prática e já partilharam com ela as graças alcançadas.

“São Miguel está sempre perto. Colheremos os frutos por estar sob sua proteção e a força e a paciência para saber vencer as tentações e as dificuldades.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo