Unidos à distância

13 de maio: Santuário de Fátima mantém celebrações, mas sem público

Cardeal Dom António Marto envia mensagem a todos os peregrinos e anuncia que a peregrinação de maio será celebrada sem a habitual multidão de peregrinos

Da Redação, com Santuário de Fátima 

O Santuário de Fátima, em Portugal, informou, nesta segunda-feira, 6, que a tradicional Peregrinação Internacional de maio será realizada, porém, não aos moldes habituais, com a multidão de peregrinos no Recinto de Oração. As principais celebrações, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, sem a presença de fiéis, serão presididas pelo cardeal Dom António Marto e transmitidas pelos meios de comunicação social e digital.

Dom António Marto convida fiéis a uma “peregrinação interior” / Foto: Santuário de Fátima

As adaptações do programa da peregrinação não foram ainda concluídas, porém, o Santuário informa que, na noite do dia 12 de maio, será recitado o rosário, com o lucernário; e, no dia 13 de maio, será celebrada a missa internacional.

Leia também:
.: Papa reza pelos presos e pensa nos pobres: neles, Jesus se identifica
.:No Domingo de Páscoa, Brasil será consagrado a Nossa Senhora

A decisão do Santuário surge no contexto da situação de emergência que o país e o mundo atravessam devido à pandemia provocada pelo Covid-19. O bispo de Leiria-Fátima, cardeal Dom António Marto, afirmou, em vídeo mensagem, que, “com muita dor e tristeza de alma e coração”, a medida é necessária devido à responsabilidade diante da contenção da pandemia.

“Suspender esta peregrinação de maio nos moldes habituais é um ato de responsabilidade pastoral e também um profundo ato de fé, que comunico com o coração em lágrimas, porque sei da importância deste momento, em particular para tantos milhares de peregrinos que aqui vêm em busca de um alimento, de conforto e de paz para o ano inteiro”, comenta o cardeal.

“Peço a todos que compreendam que, em virtude da pandemia e da necessidade de evitar a propagação do vírus, esta é a única decisão sensata e responsável que poderíamos tomar. Não podemos correr riscos! Não podíamos, de modo algum, permitir que o nosso Santuário se tornasse centro ou foco de contágio para o país e para o mundo”, acrescenta.

A Peregrinação, que assinala a primeira aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos de Fátima em 1917 , será, contudo, transmitida através dos meios de comunicação social, nos moldes habituais, permitindo que milhares de pessoas possam acompanhar as celebrações.

“Mesmo estando em nossas casas, viveremos esse momento em espírito de peregrinação. O Recinto do Santuário estará vazio, mas não deserto. Ainda que separados fisicamente, estaremos todos aqui espiritualmente, unidos como Igreja com Maria, de modo intenso, com o coração cheio de fé”, afirma Dom Marto.

Por fim, o cardeal destacou que não se peregrina só a pé e com os pés ou com a deslocação física. Também se peregrina com a mente e o coração, “fazendo uma peregrinação interior na busca de luz e de verdade, de regeneração e de cura, de conforto espiritual e de paz, no encontro do peregrino consigo mesmo, com a Mãe celeste e com o mistério de Deus, para continuar a caminhar com a força da esperança!”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo