Roma

Sínodo dos Bispos sobre a Família começa domingo, 4

Em Roma, o Sínodo dos Bispos sobre a Família começa neste domingo, 4, e se estende até o dia 25.

Da Redação, com Agências

Em Roma, o Sínodo dos Bispos sobre a Família começa neste domingo, 4, e se estende até o dia 25. A assembleia terá como tema de discussão A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo.

O texto Instrumentum Laboris que possui as propostas centrais da reunião, publicado no dia 23 de junho, será o documento de trabalho dos Bispos durante a assembleia. Este documento tem por base a Relatio Synodi, que é o texto conclusivo do Sínodo Extraordinário de 2014 no qual integra as contribuições vindas das respostas do questionário que foi proposto às dioceses de todo o mundo.

O documento está dividido em três partes: a escuta dos desafios sobre a família, o discernimento da vocação familiar e a missão da família hoje.

A família é o pilar da sociedade – diz o documento – que coloca em evidência o fato da necessidade da existência de políticas adequadas que apoiem os núcleos familiares. Ao mesmo tempo, o ‘instrumentum’ ressalta a importância da família como espaço de inclusão, nomeadamente, de categorias frágeis da população como os idosos, os viúvos e os deficientes. Também é ressaltado no documento, o desejo de uma pastoral específica para as famílias migrantes.

Mais de 400 pessoas, incluindo 267 padres sinodais com direito a voto, delegados de mais de 110 conferências episcopais e 34 mulheres, vão marcar presença na 14ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo