Tempo do Advento recorda passagens que representam renovação
Reportagem de Danúbia Gleisser e Daniele Santos
Papa Leão XIV participou, nessa sexta-feira, 5, da primeira das três meditações de preparação do Natal realizadas pelo Pregador da Casa Pontifícia Padre Roberto Pasolini. Nesta Sexta-feira, Padre Pasolini refletiu o tema: Aguardando e apressando a vinda do dia Deus.
Tempo do Advento recorda passagens que representam renovação‘A parusia do Senhor, uma espera sem hesitação’, foi o tema refletido pelo Frade Capuchinho na presença do Papa Leão XIV, cardeais e demais participantes da primeira pregação do Advento.
Ao iniciar, padre Pasolini disse que este ano as meditações nos introduzem num tempo singular ao entrarmos no Advento e concluirmos o jubileu ordinário que nos recolocou no caminho da esperança.
No dia 6 de janeiro, Solenidade da Epifania, o Papa Leão XIV fechará a porta santa aberta pelo Papa Francisco, sinal da passagem de um bastão que cada batizado também experimentou este ano, acolhendo o convite à renovação da sua vida batismal. Em seguida, ele explicou que o Advento é o tempo em que a Igreja reacende a esperança, contemplando não só a primeira vinda do Senhor, mas sobretudo o seu regresso no fim dos tempos.
“Este tempo litúrgico recorda-nos que não somos viajantes perdidos, mas peregrinos rumo a uma pátria. A invocação ‘Maranatá, vem, Senhor’, é o cântico confiante que acompanha nossos passos.”
Ao refletir sobre o dilúvio, lembrou que, enquanto outros realizavam atividades normais, apenas um homem, Noé, investiu seu tempo construindo um barco salvador, destinado a abrigar sua família e todos os animais que seriam salvos.
Para o pregador da casa pontifícia, o advento da inteligência artificial amplia a tentação de uma humanidade sem limites e sem transcendência, e que precisamos reconhecer algo mais importante e decisivo, a direção em que o reino de Deus continua a se mover dentro da história.
“Jesus repreendeu repetidamente as pessoas de sua época por sua incapacidade de compreender a ação de Deus na história. Hipócritas, vocês sabem interpretar a aparência da terra e do céu. Como é que não sabem interpretar este tempo?”
Padre Pasolini explicou que o texto do dilúvio nos diz que para realmente erradicar o mal da face da Terra, não basta mudar as estruturas humanas, mas que é preciso reconstruir o templo do Senhor.
A história do dilúvio nos lembra que a vida floresce somente quando reconstruímos o céu, a ponto de colocarmos Deus de volta no centro. Ao final, a pregação foi concluída com o momento de oração.




