Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) conversou com o Pontífice sobre a vivência da fé em âmbito arquidiocesano; livro organizado pelo cardeal será lançado hoje
Da Redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

Cardeal Orani Tempesta em audiência com o Papa Leão XIV / Foto: Vatican Media via Arquidiocese do Rio de Janeiro
O arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Cardeal Orani Tempesta, foi recebido pelo Papa Leão XIV em audiência. O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 22, às vésperas da celebração dos 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé.
A audiência, realizada de forma reservada, durou aproximadamente 20 minutos. O cardeal apresentou ao Pontífice a vivência de fé do povo carioca, com destaque para a Trezena de São Sebastião celebrada nos últimos dias, sublinhando o testemunho de fé, coragem e fidelidade cristã do santo mártir que é também o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro.
Também foi abordado o segundo Sínodo Arquidiocesano, com especial atenção à dimensão missionária da Igreja, ao trabalho evangelizador e às iniciativas pastorais desenvolvidas. Além disso, o Cardeal Orani assegurou ao Papa Leão XIV as orações do povo carioca por suas intenções, pelo seu ministério petrino e por sua missão à frente da Igreja universal.
Em resposta, o Santo Padre manifestou sua proximidade espiritual, afirmando que reza pelo povo do Rio de Janeiro e enviando uma bênção especial a todos os fiéis, como sinal de unidade, comunhão e esperança.
Lançamento de livro
Outro compromisso do Cardeal Orani em Roma é o lançamento oficial de seu livro, “De Leão a Leão – Bicentenário Brasil–Santa Sé”. O evento acontecerá nesta sexta-feira, 23, às 19h30 (do horário local), após a Missa que comemora o aniversário de 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Leia mais
.: Confira a história das relações diplomáticas entre Brasil e Santa Sé
.: Você sabe o que garante, na lei, a relação entre o Brasil e a Santa Sé?

Capa do livro “De Leão a Leão” / Foto: Reprodução Arquidiocese do Rio de Janeiro
A obra, organizada pelo arcebispo, propõe uma imersão histórica e visual em dois séculos de diálogo institucional entre o Estado brasileiro e a Igreja Católica. O livro apresenta uma cronologia fotográfica construída a partir de rigorosa pesquisa histórica, reunindo imagens e textos que auxiliam a compreensão sobre a importância, a continuidade e a evolução das relações bilaterais ao longo do tempo.
Como forma de evidenciar os avanços e a consolidação das relações entre o Brasil e a Santa Sé, a publicação inclui, em anexo, o texto integral do Acordo entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé, firmado em 2008, documento que estabelece bases jurídicas para a cooperação entre ambas as partes no contexto contemporâneo.




