Primeira etapa

Papa Leão XIV chega à Turquia e inicia sua primeira viagem apostólica

Após recepção oficial, Pontífice visitou o Mausoléu de Atatürk; passagem pela Turquia será concluída no domingo, 30, quando Leão XIV partirá para o Líbano

Da Redação, com Vatican News

Chegada do Papa à Turquia /Foto: Anadolu via Reuters

A primeira viagem apostólica do Papa Leão XIV teve início na manhã desta quinta-feira, 27. O Pontífice deixou o Vaticano por volta das 7h (horário italiano), deslocando-se de carro até o aeroporto. O voo da Ita Airways, com o Santo Padre, sua comitiva e numerosos jornalistas a bordo, decolou do aeroporto de Roma-Fiumicino e chegou a Ancara, na Turquia, por volta de 12h30 (horário local). Após a recepção oficial, o Papa visitou o Mausoléu de Atatürk – símbolo do legado de Mustafa Kemal Atatürk, fundador da República da Turquia, o local representa o compromisso da nação com seus princípios de modernidade, laicismo e democracia.

.: Todas as notícias sobre a viagem de Leão XIV à Turquia e Líbano

No voo papal, estava presente a imagem de Maria, Mãe do Bom Conselho, conservada no Santuário a ela dedicado em Genazzano e administrado pelos religiosos da Ordem de Santo Agostinho – Leão XIV visitou o Santuário em 10 de maio de 2025, poucos dias após sua eleição. Em sua saudação aos 81 jornalistas da mídia internacional que o acompanham em sua “peregrinação” ao Oriente Médio, o Papa afirmou: “esperamos anunciar, transmitir, proclamar o quanto a paz é importante em todo o mundo. Além de todas as diferenças, somos todos irmãos e irmãs”.

Nesta etapa inicial na Turquia (Türkiye), o Santo Padre vai visitar Iznik, por ocasião do 1700º aniversário do Primeiro Concílio de Niceia. Na noite de hoje, Leão XIV partirá para Istambul. A segunda etapa, no Líbano, acontecerá a partir deste domingo, 30.

Leão XVI é o 5º Pontífice a visitar a Turquia; o lema de sua viagem ao país é “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo”. O Papa dá continuidade ao desejo de Francisco, que pretendia voltar à Turquia em maio de 2025, após a visita de 2014, justamente para o 1700º aniversário do Concílio de Niceia. Em Iznik, nos sítios arqueológicos da antiga Basílica de São Neófito, Leão XIV, junto com o Patriarca de Constantinopla Bartolomeu, rezará com cerca de vinte patriarcas e representantes das Igrejas cristãs diante dos ícones de Cristo e do Concílio, e acenderá uma vela.

Papa durante visita ao Mausoléu de Atatürk/Foto: Anadolu via Reuters

Programação na Turquia

Ainda nesta quinta-feira, 27, Leão XIV participará de uma cerimônia de boas-vindas no Palácio Presidencial e visitará ao presidente da República. O Pontífice também se encontrará com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático. Ali, fará seu primeiro discurso. No final da tarde, o Papa se despedirá da capital no Aeroporto Internacional de Ancara/Esenboğa e partirá do Aeroporto Internacional de Ancara/Esenboğa com destino a Istambul.

Na sexta-feira, 28, haverá o encontro de oração com os bispos, os sacerdotes, os diáconos, os consagrados e os agentes pastorais na Catedral do Espírito Santo, em Istambul. Ali, o Papa fará seu segundo discurso. Depois, Leão XIV visitará a Casa de Acolhimento para Idosos das Pequenas Irmãs dos Pobres e irá de helicóptero para Iznik, onde participará do Encontro Ecumênico de Oração próximo às escavações arqueológicas da antiga Basílica de São Neófito. No final da tarde da sexta, o Santo Padre voltará de helicóptero para Istambul e participará do encontro privado com os bispos na Delegação Apostólica.

No sábado, 29, Leão XIV visitará a Mesquita do Sultão Ahmet, terá um encontro privado com os líderes das igrejas e comunidades cristãs na Igreja Ortodoxa Siríaca de Mor Ephrem e visitará a Doxologia na Igreja Patriarcal de São Jorge. Na sequência, ele encontrará com o Patriarca Bartolomeu I e fará a assinatura da Declaração Conjunta no Palácio Patriarcal. O Pontífice também presidirá a Santa Missa na “Volkswagen Arena”.

No domingo, 30, o Santo Padre fará a visita de oração à Catedral Apostólica Armênia e participará da Divina Liturgia na Igreja Patriarcal de São Jorge. Ali, o Santo Padre fará um discurso. Ele também estará presente na Bênção Ecumênica e almoçará com o Patriarca Bartolomeu I no Patriarcado Ecumênico.

Segunda etapa no Líbano

No início da tarde do domingo, 30, Leão XIV participará da cerimônia de despedida no Aeroporto de Istambul/Atatürk e partirá para Beirute, onde será recebido com uma cerimônia de boas-vindas. Neste mesmo dia o Pontífice fará uma visita de cortesia ao presidente da República no Palácio Presidencial e terá um encontro com o presidente da Assembleia Nacional. O Papa também se encontrará com o primeiro-ministro e, depois, com as autoridades, a sociedade civil e o Corpo diplomático. 

Na segunda-feira, 1º de dezembro, o Santo Padre visitará e rezará no túmulo de São Charbel Makluf, no Mosteiro de São Maroun, em Annaya. O encontro com os bispos, sacerdotes, consagrados e agentes pastorais no Santuário de Nossa Senhora do Líbano, em Harissa, será na sequência. O Papa participará de um encontro privado com os Patriarcas católicos na Nunciatura Apostólica, e, depois, do encontro Ecumênico e Inter-religioso na Praça dos Mártires, em Beirute. 

O último compromisso do dia será o encontro com os jovens na praça em frente ao Patriarcado de Antioquia dos Maronitas, em Bkerké. 

Na terça-feira, 2, Leão XIV fará uma visita aos funcionários e pacientes do Hospital “De La Croix”, em Jal ed Dib. Neste mesmo dia, o Santo Padre fará também uma oração silenciosa no local da explosão no Porto de Beirute e celebrará a Santa Missa no “Beirute Waterfront”.

No início da tarde, o Pontífice participará da cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Beirute, e fará um discurso. Sua partida está prevista para 13h15 (horário local), com destino a Roma onde chegará por volta das 16h10 (horário local) ao Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo