APÓS O ANGELUS

Papa alerta para tensões no Oriente Médio e pede paz na Ucrânia

Depois de rezar o Angelus neste domingo, 11, Leão XIV citou situação vivida no Irã, conflitos na Síria e condenou ataques russos na Ucrânia

Da Redação, com Vatican News

Papa Leão XIV renova apelos por paz após a oração do Angelus / Foto: Reprodução Reuters

Após a oração do Angelus neste domingo, 11, o Papa Leão XIV voltou seu pensamento para as tensões vividas no Oriente Médio.

O Pontífice citou de maneira especial o Irã e a Síria, onde diversas mortes foram registradas devido a conflitos. “Espero e rezo para que se cultive com paciência o diálogo e a paz, buscando o bem comum de toda a sociedade”, expressou.

O Irã vive uma onda de protestos sem precedentes, que chegou ao 14º dia consecutivo, envolvendo quase 200 cidades em todas as 31 províncias do país. Segundo organizações não governamentais, há cerca de 190 mortos entre os manifestantes, além de mais de 2 mil presos. Na Síria, continuam os confrontos em Aleppo entre o exército governamental e as milícias curdas das Forças Democráticas Sírias (FDS).

Em seguida, o Santo Padre também renovou seu apelo pela paz na Ucrânia, onde não cessam os ataques russos a edifícios e infraestruturas. Segundo o governo de Kiev, foram usados 1.100 drones e 890 bombas em apenas uma semana, deixando cidades inteiras às escuras e no frio.

Leão XIV condenou esses “novos ataques, de particular gravidade” que, “precisamente quando o frio se torna mais rigoroso, afetam gravemente a população civil”. “Rezo por quem sofre e renovo o apelo para que cessem as violências e se intensifiquem os esforços para se chegar à paz”, concluiu o Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content