Tradicional concerto será realizado no dia 12 de dezembro; na ocasião, Leão XIV entregará ao maestro italiano, Riccardo Muti, o Prêmio Ratzinger 2025
Da Redação, com Vatican News

Foto: ZUMA Press Wire via Reuters
No dia 12 de dezembro, às 18h do horário local, na Sala Paulo VI, no Vaticano, será realizado o Concerto de Natal em homenagem e com a presença de Leão XIV, dirigido pelo diretor italiano de orquestra, Riccardo Muti. A noite será uma homenagem musical ao Pontífice no início de seu ministério petrino, por ocasião da Solenidade do Natal, a primeira que ele irá viver como Papa.
Um comunicado do Dicastério para a Cultura e a Educação, frisa que o momento “representa uma preciosa ocasião de encontro para a comunidade que trabalha ao lado do Papa e a serviço de sua Missão: de fato, além do maestro Muti e dos músicos da orquestra, a Cúria Romana, os funcionários dos Dicastérios e aqueles que trabalham na Santa Sé e os convidados para este evento apresentarão a Leão XIV os votos de Natal”.
Prêmio Ratzinger a Riccardo Muti
O programa do concerto prevê a execução da Missa para a Coroação de Carlos X, composta por Luigi Cherubini em 1825. O maestro Muti irá reger a Orquestra Juvenil Luigi Cherubini, por ele fundada. Acompanhando a orquestra estará o Coro da Catedral de Siena “Guido Chigi Saracini”.
Durante o evento, o Papa entregará a Riccardo Muti o Prêmio Ratzinger 2025, reconhecimento atribuído anualmente a personalidades eminentes no campo da cultura e da arte. Muti, universalmente reconhecido entre os maiores maestros, teve uma relação de amizade e estima mútua com o Papa Bento XVI, grande admirador de sua arte.
Sensibilização sobre a emergência educacional
“Leão XIV, que vê com benevolência a iniciativa – continua o comunicado –, deseja que seja também uma ocasião de sensibilização, compromisso e solidariedade em relação à emergência educacional, com particular atenção à inclusão escolar. No mundo, 60 milhões de crianças e jovens não estão inseridos em nenhum percurso escolar, enquanto 160 milhões de menores não têm acesso ao ensino secundário”.
O concerto é organizado pela Fundação Pontifícia “Gravissimum Educationis – Cultura para a Educação”, com o patrocínio do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé. O principal patrocinador do concerto é a “Fundação Galileu”.




