Preparativos

Visitas do Papa ao Chile e Peru já têm logo e tema

Paz e esperança são temas das visitas que o Papa fará em janeiro de 2018

Rádio Vaticano

Logotipos das visitas papais ao Chile e ao Peru / Foto: Rádio Vaticano

Após visitar a Colômbia em setembro próximo, o Papa Francisco vai viajar para o Chile e Peru em janeiro de 2018. Neste sábado, 19, foram divulgados os logotipos oficiais das duas visitas.

No Chile, de 15 a 18 de janeiro, Francisco passará pelas cidades de Santiago, Tamuco e Iquiquie sob o tema “Dou-vos a minha paz”. Como explica a Comissão organizadora da visita, a frase é conhecida por católicos e não-católicos e significa que “o Papa, com a visita, vai trazer a Palavra de Jesus como um convite à cultura do encontro e propiciar um clima de unidade entre o povo”.

O logotipo contém os 3 elementos centrais da visita: referências a Cristo (cruz e tema); ao Papa (assinatura e cores do Vaticano) e ao Chile (mapa, data e cores da bandeira nacional).

Já no Peru, onde estará de 18 a 21 de janeiro, o Papa visitará as cidades de Lima, Puerto Maldonado e Trujillo, e o tema será “Unidos pela esperança”, como a exortação feita pelo próprio Pontífice no início deste mês aos peruanos em mensagem divulgada pelo arcebispo de Lima, Cardeal Luis Cipriani Thorne.

A Conferência Episcopal explica que a imagem do logo retrata duas mãos: a vermelha representa o povo peruano e sua bandeira, e a amarela, o Vaticano. Unidas pela esperança, elas têm forma de asas para aludir à oração, ao agradecimento e à alegria. O fundo branco representa a paz e a união das duas nações pela chegada do Papa.

O logotipo também incorpora o mapa do Peru com uma foto de Francisco, como expressão da proximidade do Papa ao povo e da unidade que o país deve demonstrar ao recebê-lo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo