Vínculo que une à Igreja é vital, destaca Papa na catequese

Na audiência geral desta quarta-feira, Francisco retomou reflexões sobre o Ano da Fé

Jéssica Marçal
Da Redação

Vínculo que une à Igreja é vital, destaca Papa na catequeseO Papa Francisco retomou nesta quarta-feira, 11, o ciclo de catequeses sobre a Igreja no Ano da Fé. Com os fiéis na Praça São Pedro, ele refletiu sobre a imagem da Igreja como mãe, destacando que o vínculo que une à ela é uma realidade vital.

Acesse
: Íntegra da catequese

Francisco destacou que, assim como uma mãe gera uma vida em seu ventre, a Igreja gera na fé, por obra do Espírito Santo. Ele lembrou que embora a fé seja um ato pessoal, ela é transmitida pelos outros.

“Um cristão não é uma ilha! Nós nãos nos tornamos cristãos em laboratório, não nos tornamos cristãos sozinhos e com as nossas forças, mas a fé é um presente, é um dom de Deus que nos vem dado na Igreja e através da Igreja”.

O Santo Padre destacou então que o fazer parte da Igreja não é um fato exterior e formal, mas interior e vital. “Não se pertence  à Igreja como se pertence a uma sociedade, a um partido ou a qualquer outra organização. O vínculo é vital, como aquele que se tem com a própria mãe, porque, como afirma Santo Agostinho, a ‘Igreja é realmente mãe dos cristãos’ (De moribus Ecclesiae, I,30,62-63: PL 32,1336)”.

E muito mais que gerar a vida, o Papa lembrou que uma mãe cuida dos seus filhos e os ajuda a crescer. Da mesma forma faz a Igreja.

“Acompanha (a Igreja) o nosso crescimento transmitindo a Palavra de Deus, que é uma luz que nos indica o caminho da vida cristã; administrando os Sacramentos. Nutre-nos com a Eucaristia, traz-nos o perdão de Deus através do Sacramento da Penitência (…) A Igreja nos acompanha em toda a nossa vida de fé, em toda a nossa vida cristã”, disse.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo