No México, Papa celebrará Missa com báculo feito pelos presos

Presos preparam o báculo para o Papa e contam a emoção de poder fazer algo para Francisco

Rádio Vaticano

Báculo que será presenteado ao Papa por presos no México / Foto: Rádio Vaticano

Báculo que será presenteado ao Papa por presos no México / Foto: Rádio Vaticano

É grande a expectativa e a emoção entre os presos do Centro de Reinserção Social Estatal Número 3, em Ciudad Juárez, Chihuahua, para o encontro com o Papa Francisco no dia 17 de fevereiro. Além deles, mais de 100 internas do Cereso Femenil Número 2 serão transferidas para o complexo prisional masculino, para ouvir a mensagem do Santo Padre.

Também poderão ser transferidos para o Centro de Reinserção Social alguns internos do Cereso Número 2 “Aquiles Serdán”, localizado na capital do Estado, que por indicação de um prisioneiro de nome Francisco, fizeram parte da equipe que construiu o báculo de cedro que o Papa usará na missa celebrada no prédio conhecido como “El Punto”.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a viagem do Papa ao México

Transformação

Francisco é o chefe da carpintaria da prisão. Ele afirmou estar orgulhoso em ter participado da construção do báculo, feito de quatro peças e medindo aproximadamente 1,90 metros, e que será entregue ao Pontífice dentro de uma caixa, talvez pelos próprios presos que o fizeram.

“Acredito que vou mudar com este trabalho, afirmou ele. Me sinto melhor mental e fisicamente”. Outro preso que ajudou a fazer o báculo e não quis se identificar afirmou que “algo feito com minhas próprias mãos, estará tão próximo a ele, que é tão importante. Depois, esperemos que chegue do outro lado do mundo”.

Motivação

A porta-voz do Tribunal de Execuções Penais do Estado de Chihuahua, Alejandrina Saucedo, assegurou que este tipo de trabalho é feito com gosto pelos presos. Trata-se “de uma motivação muito grande para eles – explicou – os enche de satisfação, assim isto vai mudando pouco a pouco sua forma de pensar, porque vão vendo que seu trabalho é valorizado e que é mostrado no exterior”.

Paralelo ao trabalho de carpintaria, outro grupo de internos, que há seis meses formou a pequena orquestra “Livres en Música”, ensaia algumas peças com a intenção de tocá-las diante do Santo Padre. “Espiritualmente nos daria um apoio muito grande, porque é uma pessoa que oferece humildade, que tem uma mensagem universal de amor e mais ainda, que decidiu visitar-nos, os internos”, afirmou com orgulho Omar Rodríguez, interno e diretor da nova orquestra.

Música tradicional

A intenção da pequena orquestra é interpretar um tango, uma música italiana e o “Cielito lindo”. No entanto, os organizadores da visita não confirmaram a autorização para que a apresentação ocorra. Mesmo assim, os ensaios prosseguem com entusiasmo.

“Uma personalidade desta envergadura, quem vem nos ver, a nós, que estamos pagando por um delito….está mudando as nossas vidas”, comentou outro preso, Alvaro Rubio.

Na quarta-feira, 17 de fevereiro, o Papa Francisco visitará esta cidade fronteiriça no norte do México, conhecida mundialmente pelos altos índices de violência e os inúmeros feminicídios. O primeiro compromisso do Pontífice será precisamente a visita ao Centro de Reinserção Social Estatal Número 3, para o encontro com os presos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo